APEX – Oracle RAD for Web – Editing Web Pages – Parte 7 – Linux

Publicado: 22 de outubro de 2014 em Linux, Sql

O Oracle Apex separada apresentação da lógica da aplicação. Você pode projetar sua aplicação em um tema, mudar para outro tema fornecido ou criar e usar o seu próprio tema personalizado. Ao separar a lógica da aplicação da renderização de HTML, o aplicativo pode tirar proveito de novos projetos e outros avanços tecnológicos, sem que a aplicação seja reescrita. O Oracle também possibilita a integração da biblioteca jQuery e permite aos desenvolvedores escrever funcionalidade JavaScript complexas utilizando procedimentos jQuery em vez de precisar escrever código de baixo nível.

Modificando Paginas HTML

Você também pode codificar suas paginas HTML individuais, isto é útil de muitas maneiras, como por exemplo criar uma pagina inicial para a aplicação. Como criamos uma aplicação à partir do zero, nossa pagina chamada Home, está vazia e toda vez que acessamos o aplicativo, encontramos uma pagina somente com o menu e uma Region, existem muitos recursos para personalizar sua aplicação siga os seguintes passos para começar com o básico:

1 – Entre no Application Builder e selecione sua aplicação, em seguida vamos mudar os parâmetros globais que irão aparecer em todas as paginas, clique em Edit Application Properties:

Application Builder

Application Builder

2 – Em Global Notification, substitua a mensagem que inserimos no exemplo anterior pela mensagem da imagem abaixo:

Global Notification

Global Notification

3 – Em Logo, selecione texto e insira um texto para seu logotipo, você também pode escolher atributos para seu texto, após terminar clique em aplicar mudanças:

Logo

Logo

4 – De volta na pagina principal de sua aplicação clique na sua pagina Home para editar a pagina e dê um duplo clique em Home:

Home

Home

5 – Na opção Source insira o código abaixo:

Source

Source

6 – Na opção Header and Footer, insira o estilo CSS para complementar o tema da sua pagina:

CSS

CSS

7 – Aplique as mudanças e rode sua aplicação, você já tem sua pagina inicial:

Página Inicial

Página Inicial

Pronto! Sua aplicação agora possui um titulo, um menu de navegação, um breadcrumb e conteúdo personalizado no corpo da pagina principal, também possui uma guia chamada funcionários contendo um cadastro com as funcionalidades completas para visualizar, pesquisar, inserir, alterar e apagar dados do banco de dados Oracle . Você ainda pode personalizar sua aplicação de muitas maneiras diferentes.

Para acessar o post anterior para Apex clique aqui.

Exemplo:

Utilize os códigos HTML abaixo para completar as respectivas propriedades na IDE RAD do APEX.

Source

<h1>Aprenda gratuitamente conoso</h1>
<h2>Oracle Application Express</h2>
<p>Desenvolvimento Aberto é uma organização voltada para o aprendizado e discussão de técnicas de desenvolvimento focado em algumas linguagens de programação sendo parcialmente/totalmente abertas ou com licenças gratuitas para desenvolvedores de cada uma de suas respectivas marcas registradas.<br />
<br />
Desenvolvimento Aberto foi escrito e desenvolve utilizando ferramentas gratuitas disponibilizadas pelas melhores empresas de software da atualidade, incluindo a própria hospedagem e design deste site, sendo assim, também proporciona conteúdo gratuito, isso quer dizer que você não paga nada para aprender e utilizar as tecnologias de ponta que podem ser manuseadas através das linguagens de programação mais requisitadas pelas empresas no mercado atual.
</p>

Region Header

<style type="text/css">

h1 {background-color: #483D8B;
    padding: 20px;}
h2 {background-color: #4682B4;
    padding: 20px;}
p  {background-color: #ffffff;
    background-color: hsla(0,100%,100%,0.5);
    color: #64645A;
    padding: 20px;}
</style>

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s