Instalando o Mini SAP – SAP NetWeaver Application Server ABAP

Publicado: 5 de fevereiro de 2014 em Abap

SAP NetWeaver Developer Edition também conhecido como Mini-SAP é uma plataforma computacional principal tecnologia da empresa de software SAP AG, e a base técnica para várias aplicações SAP. O NetWeaver é Core do  R/3 e não um mini ERP, com ele você pode criar ambientes SAP e desenvolver programas ABAP, incluindo Web Dynpro e outras tecnologias, não é possível utilizar os módulos popularmente conhecidos como FI, CO, MM, SD e outros.

O SAP NetWeaver Application Server ABAP pode ser instalado em uma estação de trabalho ou seja uma versão do sistema operacional que não seja  um servidor (SERVER), mas para isto precisamos de uma versão profissional do Windows, ou Linux.

Download SAP Store: SAP NetWeaver Application Server ABAP 7.03

ou

SAP NetWeaver ABAP Application Server 7.4 (SAP on Hanna – Cloud)

Use esta solução pré-configurada com aplicativos de amostras documentados para saber mais sobre as mais recentes inovações e aprimoramentos da ultima versão do Netweaver.

Parceiros ou Clientes (requer login na SAP Store):
Versão disponível como appliance virtual*, suporta IDE Eclipse: SAP Netweaver 7.4
* Requer uma conta na Amazon AWSCloud  (SAP Hanna)

Amazon/SAP Alliance: http://aws.amazon.com/pt/sap/

 

Configurações Linux Enterprise

O sistema operacional Window e Linux utilizam um instalador equivalente (SAP Software Delivery Tool), utilize o whitepaper para detalhes da instalação do Netwaver 7 e do sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server para softwares SAP.

Instalação Linux – Novell WhitePaper: http://www.novell.com/docrep/2012/01/sap_on_sle_simple_stack.PDF

SUSE/SAP Alliance: https://www.suse.com/pt-br/products/sles-for-sap/

 

Configurações do Windows Professional ou Superior

Sistema Operacional – Windows 8 Pro.

Microsoft/SAP Alliance: http://www.microsoft.com/enterprise/partner/sap/default.aspx

Windows Smart Screen – Após efetuar o download do arquivo RAR que contem a imagem do disco de instalação, clique com o botão direito no arquivo e escolha propriedades e desbloquei o arquivo ou Windows 8 desabilitara os executáveis e a instalação ficará mais lenta.

Microsoft Loopback – Se você não possui um servidor de DHCP na sua rede e possui um ip dinâmico entre em executar (tecla Windows+R) digite: hdwwiz e no wizard escolha instalar um novo  adaptador de rede, escolha  selecionar o hardware manualmente em uma lista, escolha Microsoft loopback adapter e clique em instalar. Se você possui Oracle Virtual Box instalado em seu computador não precisa instalar o loopback se estiver instalando o Mini SAP na maquina host.

Diretório SysWOW64 etc –  Este diretório não existe nas estações de trabalho, por default o SAP MAXDB utiliza os arquivos de serviço neste diretório e você encontrara um erro no meio da instalação do banco de dados, um workaround para resolver este problema é copiar o diretório etc de “C:\Windows\System32\Drivers\etc ” e colar em C:\Windows\SysWOW64\drivers ficando C:\Windows\SysWOW64\drivers\etc. Se optar pela solução definitiva, no executar digite:regedt32 navegue pelos registros:HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Windows \ e mude o valor  = C: \ Windows \ SysWOW64 para valor =% SystemRoot% \ system32.

Memória Virtual – O instalador requer uma memoria virtual de 16 a 24 GB para efetuar os processos de instalação, este tipo de memoria nada mais é que o velho Swap do Linux e reservara espaço em disco para o valor configurado de memória, para configurar vá em painel de controle – sistema – configurações avançadas do sistema – desempenho – configurações – avançado – memoria virtual e clique no botão alterar, coloque o valor desejado e reinicie o sistema.

Java JDK 1.70 e JRE 7 – A SAP recomenda JRE 1.4.x ou  JRE 1.5.x (apenas para instalação, JRE 1.6 não é suportado), no Windows 8 podemos utilizar a versão 7, não se esqueça de configurar a variável de ambiente JAVA_HOME para o diretório: C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_xx.

Múltiplas Instancias –  Está versão não suporta outros produtos SAP ou MAXDB configurados em múltiplas instancias.

Conexão com a Internet – Alguns procedimentos do instalador precisam alcançar os servidores da SAP, por este fato uma conexão com a internet é necessária durante a instalação.

Instalando o Mini SAP

Após instalar o Netweaver veja: Instalando o SAP GUI e conectando ao Mini SAP: SAP GUI e Primeira Conexão

Entre no diretório da instalação: \SAP_NetWeaver_702e_Installation_Master\IM_WINDOWS_X86_64\ e execute o arquivo “sapinst”.

1 – Escolha a opção Central System e clique em next. Se estiver executando o instalador pela primeira vez uma reinicialização será requerida.

mini sap01

2 – Após o Login o instalador reiniciara automaticamente e um programa server instalado em seu computador monitora  passo a passo a instalação, para abrir clique no ícone da SAP  na barra de ferramentas ao lado do relógio do seu computador. No instalador escolha a opção:  Run a New Option e clique em next:

mini sap02

3 – No contrato de licença role o texto até o final, clique em aceitar e next:

mini sap03

4 – Escolha um Master Password e clique em next:

mini sap04

5 – IMPORTANTE – nesta tela o instalador coleta os requisitos do sistema e reconhece o seu sistema operacional e diz que o seu computador não é um servidor ou seja você não esta executando a instalação em um Windows Server, para continuar a instalação clique em CANCEL:

mini sap05

6 – A tela de sumario mostra todos os parâmetros da instalação clique em next caso não deseje alterar nada:

mini sap06

7 – Nesta tela você pode ver o progresso da instalação siga as configurações do sistema operacional no tópico acima para não obter erros nesta janela:

mini sap07

8 – Aguarde o progresso da instalação, alguns itens podem demorar, a SAP utiliza dois software simultâneos para a instalação, o GUI vide imagem e um programa server que gerencia a instalação, em alguns computadores lentos, o server demora para liberar o arquivo em uso para a próxima tarefa e um erro é mostrado na tela, para solucionar isto apenas clique no botão RETRY, o server enviara o processo novamente continuando a instalação sem problemas.

 A instalação parece congelar no item “ABAP IMPORT”  mas não se assuste é normal e leva horas para completar,  neste teste com um notebook  Dell core i5, Windows 8 PRO, JRE 7, Nvidia Gforce, 6 GB memoria RAM, 24 GB de memoria virtual, 1 TB de HD a instalação demorou 7 horas.

mini sap08

Segundo a SAP a duração de instalação depende do seu hardware, principalmente do seu disco rígido. Leva até 8 horas em um laptop, algumas horas em um PC e meia hora em um servidor. Então talvez considere executar a instalação durante a noite.

Anúncios
comentários
  1. Alfredo disse:

    Pelo o que entendi, essa versão do MINISAP roda no Windows 8, correto?

    • Olá Alfredo,

      Correto, o NetWeaver 7 roda no Windows 8 Pro ou superior desde sua versão 7.02 que é a versão utilizada para criar este tutorial.

      Na SAP Store esta disponível a versão 7.03 para download que é este link acima. Se você for um parceiro ou cliente SAP você pode utilizar virtualmente a versão 7.4 para desenvolvedores, deste link:

      https://store.sap.com/sap/cp/ui/resources/store/html/SolutionDetails.html?pid=0000013022

      A versão 7.4 suporta programação utilizando a IDE eclipse, através de uma perspectiva (Perspective) ABAP.

      Todas rodam no Windows 8, você também pode baixar o SAP GUI 7.30 com suporte ao Windows 8 do nosso post – “Instalando o SAP GUI e conectando ao Mini SAP”

      Obrigado por participar da nossa comunidade, abraços.

      • Alfredo Cavarsan disse:

        Ricardo, boa noite!

        Estou tentando instalar o Minisap e durante a sessão “Import Abap” ele mostra um erro com a seguinte mensagem:

        An error occurred while processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 2 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step :Program ‘Migration Monitor’ exits with error code 103. For details see log file(s) import_monitor.java.log, import_monitor.log.). You can now:

        – Choose Retry to repeat the current step.
        – Choose log files to get more information about the error.
        – Stop the option and continue with it later.

        Log files are written to C:\Program Files/sapinst_instdir/NW702/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/.

        O que seria esse erro?

        Obrigado!

  2. Saudações Alfredo,

    Este erro é bem comum e é relacionado ao servidor e seus componentes de rede local, provavelmente alguma coisa esta em conflito em seu computador.

    Considerando que você esta utilizando uma versão profissional ou superior do Windows,

    1 – Olhe no arquivo de log no qual este erro esta apontando e se for relacionado ao service do MaxDb é isto. Um workaround é montar este diretório C:\Windows\SysWOW64\drivers\etc, onde dentro do etc está o arquivo de serviço do Windows. Eu fiz isto na instalação que estou usando. O SAP vai gravar vários serviços no arquivo Service localizado nesta pasta. Siga a instrução de como copiar esta pasta no inicio deste artigo.

    2 – Outra coisa é se você tem dois IP fixos virtuais na mesma maquina (também já aconteceu comigo), por exemplo, eu uso o Oracle virtual Box ele possui uma placa de rede virtual chamada VirtualBox Host-Only Network com um IP Fixo para as maquinas virtuais. O Microsoft Loopback faz a mesma coisa.

    Eu tentei instalar com os dois na mesma maquina e dava este mesmo erro, eu removi o Loopback e funcionou, certifique-se que você tem apenas uma placa de rede virtual.

    3 – Abra o instalador de novo e remova tudo pois nesta altura ele já instalou uma instancia do MaxDB e vai dar um outro erro de espaço se tentar instalar outra instancia com a versão trial.

    4 – Instale novamente, não esqueça do espaço para a memoria virtual, coloque 24 GB.

    Espero que tenha ajudado,

    Abraços.

    • Leandro disse:

      Estou com o mesmo erro na fase de import abap. Error 103:

      No log aparece sempre alguns arquivos com problemas:

      java version “1.4.2_32”
      Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 4.1.012)
      SAP Java Server VM (build 4.1.012 1.6-b03, Oct 21 2011 14:18:45 – 41_REL – optU – windows amd64 – 6 – bas2:161688 (mixed mode))
      Import Monitor jobs: running 1, waiting 10, completed 29, failed 0, total 40.
      Import Monitor jobs: running 2, waiting 9, completed 29, failed 0, total 40.
      Import Monitor jobs: running 3, waiting 8, completed 29, failed 0, total 40.
      Loading of ‘DOKCLU’ import package: OK
      Import Monitor jobs: running 2, waiting 8, completed 30, failed 0, total 40.
      Import Monitor jobs: running 3, waiting 7, completed 30, failed 0, total 40.
      Loading of ‘DYNPSOURCE’ import package: ERROR
      Import Monitor jobs: running 2, waiting 7, completed 30, failed 1, total 40.
      Import Monitor jobs: running 3, waiting 6, completed 30, failed 1, total 40.

      • Olá Leandro,

        O erro na importação do DYNPSOURCE significa que você teve algum problema no banco de dados na hora da importação, recomendo instalar o Netweaver em uma instalação limpa do Windows pro ou superior.

        Você pode tentar remover a instalação inteira do Netweaver incluindo o SAP MaxDB e instalar novamente.

        Este é um erro comum causado por diversos fatores, como espaço em disco, ou processos do banco de dados, você também pode procurar suas causas na SCN.

        Abraços.

  3. Alfredo disse:

    Olá Ricardo, bom dia!

    Cara formatei o meu notebook e tentei realizar a instalação do minisap novamente porém agora deu um erro diferente, dessa vez no passo número 21 “Start Instance”. Segue abaixo a mensagem do erro:

    An error ocurred while processing option SAP Netweaver 7.0 including Enhacement Package 2 > SAP application server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step: Instance NSP/DVEBMGS00 reached state SHUTDOWN after having state STARTING.Giving up). You can now:

    – Choose Retry to repeat the current step.
    – Choose Log Files to get more information about the error.
    – Stop the option and continue with it later.

    Log files are written to C:\Program Files/sapinst_instdir/NW702/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/.

    Oque pode ser esse erro? Pelo oque entendi se refere a “startar “o banco de dados.

    Abraço!

    • Olá Alfredo,

      É isto mesmo, erro ao startar o banco de dados. provavelmente é pelas portas de serviço do MaxDB, remova a instalação pelo instalador, faça o esquema do diretório etc para SysWow64 e instale novamente.

      Abraços.

  4. Thomas disse:

    Ricardo estou com o mesmo problema e nao estou conseguindo resolver com suas dicas… Uso o windows 8 …. tem algo mais que pode estar acontecendo ? eh o mesmo erro que o amigo a cima

  5. Thomas disse:

    SAPCAR: error opening (error 6). O sistema não pode encontrar o caminho especificado.

    The extraction does not require free disk space (maybe
    the extraction will only overwrite existing files of
    greater or equal size or the uncompressed size of each
    file in the archive is zero).

  6. Thomas disse:

    C:\Program Files\sapinst_instdir\NW703\AS-ABAP\ADA\CENTRAL o diretorio do Log que apresenta o erro eh esse…. Cara to parado des das 8 da manhã nesse erro ficando Louco aki…
    ja segui seus Conselhos acima dos diretorios e nao resolveu.. =z
    Mt obrigado desde ja

  7. Thomas disse:

    O erro que aparece a Hora que trava a instalação é este
    Na etapa 4 Database Client.

    An error occurred while processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 3 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step: The database installer reported an error. DIAGNOSIS: Some database applications might still be running. SOLUTION: Check the log file sdbinst.log and C:\sapdb\data\wrk\MaxDBRuntimeForSAPAS_install_ _ .log.). You can now:
    Choose Retry to repeat the current step.
    Choose Log Files to get more information about the error.
    Stop the option and continue with it later.
    Log files are written to C:\Program Files/sapinst_instdir/NW703/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/.

    C:\Program Files/sapinst_instdir/NW703/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/.

    -> Diretorio que aponta para o log de erro que postei acima

    • Você está usando o Netweaver 7.3 correto? Você copiou o diretório etc e seu conteúdo para dentro do diretório Syswow64/drivers? O MaxDB é construído à partir do MySQL, você tem alguma instancia do MySQL no seu computador?

      Cada vez que você tenta reinstalar antes você tem que excluir tudo usando o instalador. Você fez estes procedimentos básicos?

  8. Thomas disse:

    ABAP_7_03_SP04_64_bit_Trial_3_9_2_GB versao q baixei da SDN..

    Eu tava desinstalando as pastas na mao mesmo nao usando o instalador… vou testar isso agora !
    mt obrigado cara, mais qlqr coisa ja te xamo aki denovo e eu ja copiei a pasta etc sim para Syswow64/drivers

  9. Thomas disse:

    Instalei sim … Desinstalei tudo e to instalando dnv vamos ver agora

  10. Thomas disse:

    ah cara deu o mesmo erro … PUff q inferno esse mini sap

    • Você está usando um Windows 8 Professional correto? Pois eu instalo e removo e instalo novamente quando a licença trial expira, aplico outra licença para 90 dias sem nenhum problema. Talvez tenha algum conflito em seu computador que não deixa o Client do MaxDb subir, tente instalar uma maquina virtual com o Windows 8 Pro zerado e instale passo a passo.

      Realmente o Mini Sap é complicado de instalar, a maquina precisa estar redonda.

  11. Pablo Matos disse:

    Olá Ricardo

    Estou tentando instalar o minisap mais esta dando este erro na passagem de “define parameters” para “sumary” como eu posso resolver?

    An error occurred while processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 3 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step: Error during execution of command identifier ‘CHECK_SYSTEM_PATH_FOR_SDB_INFO’ : Exception in thread “main” java.lang.RuntimeException: C:\sapdb\programs\pgm\dbmcli.exe : No such file! at com.sap.sdb.sllib.utils.Dbmcli.setDbmcli(Dbmcli.java:79) at com.sap.sdb.sllib.utils.Dbmcli. (Dbmcli.java:33) at com.sap.sdb.sllib.utils.sdbregview.SdbRegview.initSdbRegview(SdbRegview.java:38) at com.sap.sdb.sllib.utils.sdbregview.SdbRegview. (SdbRegview.java:28) at com.sap.sdb.sllib.models.software.Software. (Software.java:149) at com.sap.sdb.sllib.models.software.Software. (Software.java:82) at com.sap.sdb.sllib.models.software.SoftwareFactory.getInstance(SoftwareFactory.java:37) at com.sap.sdb.sllib.runtime.SdbLibInstance.createSoftwareObject(SdbLibInstance.java:376) at com.sap.sdb.core.main.sw.SdbSwMain. (SdbSwMain.java:58) at com.sap.sdb.core.main.sw.SdbSwMain.main(SdbSwMain.java:192)). You can now:

    Choose Retry to repeat the current step.
    Choose Log Files to get more information about the error.
    Stop the option and continue with it later.

    Log files are written to C:\Program Files/sapinst_instdir/NW703/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/

    • Olá Pablo,

      O “C:\sapdb” é o caminho da instalação do banco de dados SAP MaxDB, cujo nome antigo era SAPDB, mas ainda continua sendo instalado sobre este diretório.

      O instalador não está conseguindo verificar os requisitos do sistema operacional para instalar o MaxDB, Verifique a configuração do seu computador.

      Windows 7 ou 8 Professional ou superior.
      Mínimo de 4 GB de memoria RAM.
      Java JRE 7
      Não pode ter nenhuma instancia de algum outro produto da SAP instalado.
      24 GB de memoria virtual.
      Placa de rede virtual (MS Loopback) duas causa conflito ex: Oracle Virtual Box e MS Loopback

      Tente executar o workaround do diretório syswow64 para o arquivo Service.

      Verifique se seu sistema operacional não está com outro software que possa causar algum tipo de conflito, ou direitos de usuario para que o instalador acesse o caminho que ele especificou.

      No tópico Define Parameters justamente antes do Summary o instalador verifica o sistema operacional antes de você clicar em Cancel para instalar em uma estação de trabalho, verifique os itens que ele retorna, pode ser que haja algum que não possibilita a instalação.

      Tente remover tudo pelo instalador e instalar novamente. O sistema operacional precisa estar redondo para instalar o Mini-SAP.

  12. Alfredo disse:

    Ricardo, boa tarde!

    A aproximadamente um mês instalei o minisap no meu notebook (I5, 4GB de memória e 1TB de HD) e funcionou perfeitamente. Porém agora, não consigo mais “subir” o banco de dados (não fica na cor verde, sempre amarelo… ou fica verde e quando vou conectar ao sap-gui ele volta a ficar amarelo) e não sei oque fazer para que possa resolver esse problema. Já mudei as configurações do notebook para obter melhor desempenho porém até agora não funcionou.

    Depois do minisap instalei alguns softwares como o AutoCAD 2013, mas não acredito ser isso o problema.

    O Windows 8 ja baixou e instalou algumas atualizações automáticas, não sei se tem alguma relação.

    Enfim, se tiver alguma dica favor me informar.

    Obrigado!

    • Olá Alfredo,

      Se o servidor fica verde, o SAP está ON, isto já aconteceu comigo também, ele usa dois programas servidores chamados msg_server e disp+work para trabalhar com os pedidos do SAP GUI.

      Expanda o servidor e clique na opção Process List os dois programas estão com ícones verdes,
      quando você tenta conectar eles ficam amarelos pois o servidor não consegue entregar a mensagem e a aplicação e fica em espera (queue) algo não está possibilitando os dois programas conversarem.

      Eu só parei o servidor e iniciei novamente e ao conectar ele voltou, ele demora um tempo para conectar, pois parece que ele tenta se reconfigurar para alcançar o servidor de mensagem, uma vez que ele se reconfigura e consegue entregar a mensagem tudo volta ao normal

      Você pode dar uma olhada em Current Status ->Server Configuration na opção IP Adress o IP deve ser o da placa virtual (MS Loopback) e não do seu computador ou do roteador de internet.

    • Olá Alfredo,

      Criei um novo post sobre o log do MaxDB quando está cheio o SAP management console acusa atenção (amarelo), e não conecta. Tem o procedimento sobre como limpar o log. Não sei se é o seu caso já que sua instalação é recente, mas espero que ajude.

      MaxDB log: https://desenvolvimentoaberto.wordpress.com/2014/12/31/sap-maxdb-set-auto-log-on-running-but-dialog-queue-standstill-netweaver-abap/

      Abraços.

  13. Lucas Colpani disse:

    olá, bom dia, estou tentando instalar esse programa há um tempo mais nao estou conseguindo, pois aparece esse erro na instalação, pode me ajudar? já instalei uma vez, conforme o video q vi, mas agora esse erro não sei resolver!

    problema:
    An error occurred while processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 3 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step: TypeError: (new ProcessMgt()).getTaskList is not a function (in script NW_ABAP_OneHost|ind|ind|ind|ind, line 5945: ???)). You can now:
    Choose Retry to repeat the current step.
    Choose Log Files to get more information about the error.
    Stop the option and continue with it later.
    Log files are written to C:\Program Files/sapinst_instdir/NW703/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/.

    • Lucas Colpani disse:

      Olá, bom dia, estou tentando instalar o programa, porém aparece um erro! estou achando q talvez seja esse problema:

      Múltiplas Instancias – Está versão não suporta outros produtos SAP ou MAXDB configurados em múltiplas instancias.

      como posso resolver? obrigado

      • Olá Lucas,

        Você precisa procurar o arquivo de log indicado, para ver o erro correto com uma descrição mais amigável. Me parece que você está correto, pelo script ele esta acusando erro de um Host.

        Verifique a configuração do Windows se você possui o workaround do Syswow64/etc mencionado acima, verifique tmb a placa de rede virtual MSLoopback tenha certeza que vc não tenha nenhuma outra placa de rede virtual.

        Se você já possui uma instancia de algum outro produto SAP ou MaxDB vc não vai conseguir instalar, para fazer um teste crie uma maquina Virtual e instale uma versão do Windows Pro, configure adequadamente como descrito neste post e instale o Mini SAP.

        Espero ter ajudado,

        Abraços.

  14. Bom dia,
    Na instalação sap netweaver 7.03, antes de chegar em Sumary aparece uma janela pedindo para eu colocar o local do pacote (package Location) e mesmo que eu desmarque a caixa de local aparece a mesma informação. Como faço para ir para o próximo passo? Grato!

    • Olá Sérgio,

      Na minha instalação do Netweaver 7.02 ou o 7.03 e não fui questionado de nenhum dos prompts que o instalador executa.

      Mas na pasta de instalação existe um arquivo chamado start.htm abra-o e olhe o tópico Instalation lá você vai encontrar os possíveis prompts na instalação e o que precisa para resolve-los.

      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  15. Nathan Santos disse:

    Estou com o seguinte erro durante a instalação:

    An error occurred while processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 3 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step: System call failed. Error 87 (Parâmetro incorreto. ) in execution of system call ‘GetVolumePathName’ with parameter (E:\), line (203) in file (synxcfsmnt.cpp), stack trace: iaxxejsctl.cpp: 146: EJS_ControllerImpl::executeScript() d:\depot\bas\720_rel\bc_720-2_rel\gen\optu\ntamd64\ins\sapinst\impl\src\ejs\iaxxejsbas.hpp: 461: EJS_Base::dispatchFunctionCall() iaxxejsexp.cpp: 178: EJS_Installer::invokeModuleCall() iaxxbfile.cpp: 966: CIaOsFile::FSMountIterGet_impl() synxcfsmit.cpp: 497: CSyFSMountIteratorImpl::get() synxcfsmnt.cpp: 174: CSyFSMountImpl::CSyFSMountImpl(const CSyPath& E:/) .). You can now:
    Choose Retry to repeat the current step.
    Choose Log Files to get more information about the error.
    Stop the option and continue with it later.

    Estou Rodando no Windows 8, poderia me ajudar ?

    • Olá Nathan,

      Você está usando o Windows 8 PRO ou superior correto?
      Pois este erro já aconteceu comigo quando tentei instalar o Netweaver em uma versão básica do Windows.

      Mas para saber ao certo vc precisa verificar os logs e ver o erro real.

      Esperto ter ajudado.
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Abraços.

      • Denilson Guedes disse:

        Aconteceu o mesmo problema descrito pelo Nathan comigo, pois estou com a versão básica do Windows 8 no meu note. Vou promover o Windows 8 para a versão Pro antes e tentar novamente a instalação do SAP Netweaver 7.03.

      • Denilson Guedes disse:

        Ricardo, boa noite.

        Tenho um note com windows 8, 4 GB de RAM e HD de 500 GB. Além de promover o Windows 8 básico para a versão Pro. Sugere algum outro upgrade no ambiente ?

      • Olá Denílson,

        Para instalar o Netweaver é necessário uma versão profissional ou superior do Windows. Confira o erro no arquivo log indicado que você vai ter uma descrição melhor do que aconteceu na sua instalação.

        Espero ter ajudado.
        Abraços.

  16. Lucas Colpani disse:

    An error occurred while processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 3 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System( Last error reported by the step: Program ‘Migration Monitor’ exits with error code 103. For details see log file(s) import_monitor.java.log, import_monitor.log.). You can now:
    Choose Retry to repeat the current step.
    Choose Log Files to get more information about the error.
    Stop the option and continue with it later.
    Log files are written to C:\Program Files/sapinst_instdir/NW703/AS-ABAP/ADA/CENTRAL/.

    Podem me ajudar, estou tendo o erro acima durante a instalação.
    Obrigado.

    • Olá Lucas,

      Você precisa abrir o arquivo de log no diretório especificado e verificar o erro detalhado para saber com certeza o que esta acontecendo na instalação.

      Antes de tudo tenha certeza que você tem uma versão profissional do Windows e seguiu todos os passos de configuração no topo deste post.

      Qualquer duvidas estamos a disposição.

  17. Fernanda disse:

    Olá tudo bem?
    Obrigada pelas dicas. A instalação tanto do sap mmc quanto do sap gui foram ok mas, o NSP não aparece no sap mmc.
    Tentei executar as instruções descritas aqui: http://scn.sap.com/thread/929187 mas, aparece uma mensagem de que eu não tenho autorização para modificar a pasta.
    Usei o usu[ario criado após instalação nspadm. Você saberia me dizer o que pode ser?

    Obrigada

  18. Fernanda disse:

    Oi. Tudo bem?
    Obrigada pelas dicas. A instalação tanto do sap mmc quanto do sap gui foram ok mas, o NSP não aparece no sap mmc.
    Tentei executar as instruções descritas aqui: http://scn.sap.com/thread/929187 mas, aparece uma mensagem de que eu não tenho autorização para modificar a pasta.
    O usuário é Administrador do sistema (o sapadm que é criado após a instalação e também tentei usar o usuário regular). Estou usando
    Você saberia me dizer o que pode ser?

    Obrigada

    • Olá Fernanda,

      O SAP mmc é somente um Snap-in do MMC (Microsoft Management Console), você pode abrir um novo console, simplesmente digitando MMC usando o executar (Windows + R) e adicionar um novo Snap-in.

      Procure o snap-in da SAP e você pode gerenciar sua instalação do Netweaver através deste console.

      Se o Snap-in da SAP estiver com problemas, quer dizer que o Netweaver não foi instalado corretamente no seu computador.ou seu computador não possui as configurações adequadas.

      Se a instalação do Netweaver for em um computador desktop, é recomendado instalar o Netweaver em uma instalação limpa do Windows professional ou superior.

      Desinstale o Netweaver incluindo o banco de dados e reinstale novamente através do software de instalação.

      Espero ter ajudado.

  19. Antonio disse:

    Ricardo, Bom DIa..

    Primeiramente.. queria parabenizar pelo site.. Vem me ajudando muito.. sou iniciante no mundo SAP/ABAP e estou instalando o MiniSap no meu notebook…

    Fiz uma VM no VirtuaBox e coloquei:

    windows 7 ultimate
    100gb de espaço.
    3gb de memoria
    swap 16gb a 32gb

    TIve um erro.. no ultimo passo da instalação…

    Using custom value info for property SAPINST_MESSAGE_CONSOLE_THRESHOLD.

    O que pode ser isso??

    Att,

    Antonio

    • Olá Antonio,

      Você precisa olhar nos logs para obter mais informações sobre este erro.

      • Antonio disse:

        TRACE 2016-04-11 20:33:21.750 [iaxxclib.cpp:188]
        CLib::load()
        Opened sylib722.dll

        TRACE 2016-04-11 20:33:21.766
        exe dir is C:\Users\Tom\AppData\Local\Temp\sapinst_exe.2612.1460417589

        INFO 2016-04-11 20:33:21.781 [synxcpath.cpp:814]
        CSyPath::createFile() lib=syslib module=syslib
        Creating file C:\Users\Tom\AppData\Local\Temp\sapinst_exe.2612.1460417589\dev_sap_kernel_test_11_Apr_2016_20_33_21.

        INFO 2016-04-11 20:33:21.797 [synxcfile.cpp:427]
        CSyFileImpl::removeEx(ISyFSErrorHandler * pErrorHandler)
        lib=syslib module=syslib
        Removed file C:\Users\Tom\AppData\Local\Temp\sapinst_exe.2612.1460417589\dev_sap_kernel_test_11_Apr_2016_20_33_21.

        TRACE 2016-04-11 20:33:21.797 [syxxclogbook.cpp:225]
        PSyLogBook::initSAPKernelTracing(int traceLevel, const CSyPath & filePath)
        lib=syslib module=syslib
        Initialized SAP kernel tracing to file C:\Users\Tom\AppData\Local\Temp\sapinst_exe.2612.1460417589\dev_sap_kernel

        TRACE 2016-04-11 20:33:21.797 [iaxxclib.cpp:188]
        CLib::load()
        Opened C:\Users\Tom\AppData\Local\Temp\sapinst_exe.2612.1460417589/iaguieng722.dll

        TRACE 2016-04-11 20:33:21.797 [syxxclogbook.cpp:225]
        PSyLogBook::initSAPKernelTracing(int traceLevel, const CSyPath & filePath)
        lib=syslib module=syslib
        Initialized SAP kernel tracing to file dev_sap_kernel

        Pesquisando aqui na internet e percebi que instalei o loopback mas nao configurei a porta e não editei o arquivo hosts para colocar o ip com o nome da maquina la.. pode ser esse problema??

        Eu posso continuar a instalação do netweaver ou terei q desinstalar ele todo e instalar tudo novamente??? se sim.. como faço o uninstall do Netweaver??

        Obrigado pela resposta.

    • Olá Antonio,

      Pode ser isso sim, vc precisa configurar tudo corretamente para instalar o Netweaver.
      Para desintalar você precisa abrir o instalador de novo e escolher instalar novamente, ele vai te dar a opção para excluir a instalação existente, exclua a instalação do banco de dados também é importante instalar tudo novamente.

  20. José Luiz Bruni Chiessi disse:

    Caro Ricardo Mantovani, gostaria de solicitar sua ajuda no intuito de tentar resolver um problema que estou encontrando pra rodar o SAP Netweaver no meu Notebook.
    Informo que sou programador e tenho grande experiência em linguagens como Clipper, Delphi, HTML, Javascript e SQL, não tenho muito conhecimento sobre gerenciamento de redes e nenhum conhecimento de SAP.
    Espero estar passando as informações necessárias, mas caso necessites de maiores informações, por favor esteja a vontade pra me solicitar.

    Configurações do sistema:
    – Notebook Dell Vostro 3560 Core i7 CPU 2.20 GHz, com 8 GB RAM, 1 TB HD, Windows 8.1 Pro 64 bits em Português (Brasil)
    * Não possuo máquina virtual, instalei diretamente em minha conta de usuário (usando permissão de Adm)
    – SAP Netweaver ABAP 7.02 SP11 64 bits
    – Java JRE 1.5.0_22 e JRE 1.7.0_79-b15
    – ABAP SAP GUI for Windows 7.30

    Procedimentos:
    – Instalei o Adaptador Loopback;
    – Realizei a instalação do SAP Netweaver conforme orientado. Tudo transcorreu sem problema;
    – Realizei a instalação do SAP GUI conforme orientado. Tudo também transcorreu sem problema;
    – Criei uma conexão no SAP GUI;
    – Todos os Serviços estão rodando (‘SAPHostControl’, ‘SAPHostExec’, ‘SAPNSP_00’, ‘MaxDB: NSP’, ‘XServer’ e ‘XServer-7200’)
    – Abro o Console de Gerenciamento do SAP, seleciono o servidor NSP e clico no botão apropriado para iniciá-lo. É exibida a tela para autenticação do Webservice.
    – Mantenho o valor de timeout e clico em Ok.
    – Mantenho o valor para User e digito a senha que eu defini no início da instalação do SAP.

    E aí começa meu problema. Ao clicar em Ok, é exibida a seguinte mensagem de erro: “Start failed: 2 Invalid Credentials”, e daí não avanço mais.

    Já tentei logar via ‘http://localhost:8000/sap/bc/gui/sap/its/webgui?sap-client=000’, mas recebo uma mensagem informando que “o navegador não conseguiu estabelecer uma conexão com o servidor localhost:8000”.

    Se seleciono Logon ao clicar com o botão direito na instância (‘NomePC 0’), não importa se uso os usuários ‘SAP*’ ou ‘DDIC’ (com Cliente ‘000’ ou ‘001’), recebo sempre a seguinte mensagem de erro:

    “SAP Logon failed:

    SAP_CMINIT3 : rc=20 > Connect to SAP gateway failed
    Connect_PM GWHOST=NomePC, GWSERV=sapgw00, SYSNR=00

    LOCATION CPIC (TCP/IP) on local host with Unicode
    ERROR partner ‘NomePC:3300’ not reached
    TIME Thu May 12 11:27:58 2016
    RELEASE 720
    COMPONENT NI (network interface)
    VERSION 40
    RC -10
    MODULE nixxi.cpp
    LINE 3286
    DETAIL NiPConnect2: 169.254.52.35:3300
    SYSTEM CALL connect
    ERRNO 10061
    ERRNO TEXT WSAECONNREFUSED: Connection refused
    COUNTER”

    Esse comportamento ocorre tanto usando uma conta de Usuário rodando como Adm, como com uma minha conta de Adm.

    Agradeço desde já pela atenção e consideração.

    • Olá José Luiz,

      O Sap não utiliza web service, apesar da possibilidade de poder utilizar para conectar com aplicações escritas em outros tipos de linguagens, O Netweaver é o núcleo da R/3 um poderoso aplicativo enterprise em três camadas e na versão que você está utilizando (Windows) o sistema se comunica entre si e entre outras aplicações Não SAP através de um protocolo chamado RFC baseado em um antigo protocolo da IBM e esta comunicação é feita através da arquitetura nativa do sistema operacional para componentes distribuídos no caso do Windows DCOM.

      A senha que o servidor de aplicação te pede no SAP MMC é a senha de administrador do Windows do e não a senha root da aplicação SAP.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      • José Luiz Bruni Chiessi disse:

        Olá Ricardo, agradeço pela sua pronta resposta.
        Fiz menção a WebService porque é assim que está referenciado na ajuda do NetWeaver.
        Com relação à senha, consegui resolver, e não é a senha de adm do Windows, mas sim a senha root da aplicação. O problema é que eu estava mantendo o meu login do Windows, quando na realidade é o login do SAP (‘sapadm’), algo que não encontrei referenciado em lugar algum, mesmo até em seu vídeo. Consegui descobrir por um outro vídeo, onde consegui ler o conteúdo do campo. Agora está funcionando perfeitamente.
        De qualquer forma, muito obrigado pela atenção e consideração.

      • Olá José,

        Não sei se entendi direito qual foi a sua pergunta, mas eu uso a seguinte configuração:

        Para iniciar o servidor de aplicação no MMC Sap Managment Console uso:

        Computador/Meu_usuário (usuário e senha administrador do Windows) não precisa usar o usuário da SAP, pois quando você abre pela primeira vez ele já identifica o seu usuário.

        Para logar no sistema através do SAP Gui, você usa o usuário do sistema SAP com a senha de root (Master) que você escolheu na instalação.

        Você vai precisar iniciar o servidor de aplicação varias vezes se usar em um desktop, pois o log do banco de dados na configuração padrão (Não configurado por um BASIS), uma vez cheios não permitem que o servidor inicie.

        Você encontra aqui também o link para resolver este problema.

        Abs.

      • José Luiz Bruni Chiessi disse:

        Olá Ricardo,
        Da forma como você loga no MMC SAP (Computador/Meu_usuário) comigo não funciona, dá o erro que relatei em minha primeira mensagem. Mas acessando com Computador/sapadm e usando a senha de root (Master) que escolhi na instalação, funciona perfeitamente.

        Quanto a iniciar o servidor de aplicação várias vezes, essa parte eu não entendi, pois estou iniciando agora em SAP e ainda não consegui trabalhar nele, mas ainda estou na fase das configurações. Vou ler todas as mensagens do Blog pra verificar esse assunto e descobrir esse link que fazes referência.

        Agradeço-lhe imensamente a atenção, e espero poder contar com seu auxílio, se vier a enfrentar outras adversidades.

        Abs.

      • José Luiz Bruni Chiessi disse:

        Olá Ricardo,
        Gostaria de mais uma vez solicitar um auxílio seu, dentro do possível.
        Refiz todo o processo de instalação do SAP, agora rodando em uma VM, e está tudo Ok, mas estou encontrado problemas naquele procedimento para configurar o banco de dados Max SAP DB, cujas instruções você me passou.

        Ao abrir o Database Manager, não é exibida a conexão com o meu banco NSP, mas ele está “no ar”, pois consigo logar no SAP, criar tabelas, campos… Se tento criar usando a configuração default “DB Server: ; Port: “, ele dá o erro “-4 database instance not found”. Se crio com “DB Server: localhost; Port: “, ele encontra o banco NSP e cria o servidor com sucesso, mas atribui o nome como “localhost:NSP”. Ao tentar conectar o servidor, ele dá a seguinte mensagem de erro:
        “-24988 SQL error [sql_execute SELECT NUMERIC_VALUE FROM SYSDD.CONFIGURATION WHERE UPPER(DESCRIPTION) = ‘DATACACHE SIZE’]; -4004,Unknown table name or unknown schema:CONFIGURATION”
        Ao clicar no botão “Ok” (único no diálogo), são exibidas as informações de estado (“State”) do servidor, exibe a coluna “State” como ‘online’ mas sem informação alguma nas colunas ‘Log’ e ‘Auto Log’. Os gráficos para ‘Data Area’, ‘Log Area’ e ‘Sessions’ também ficam em branco.

        Na coluna da esquerda, se clico em alguns dos botões ‘Activity’, ‘Caches’, ‘Data Area’ e ‘Log Area’, ele dá a seguinte mensagem de erro:
        “-24988 SQL error [sql_execute SELECT DEVICENAME,READS,READPAGES,WRITES,WRITEPAGES FROM SYSMON_IOACCESS]; -4004,Unknown table name or unknown schema:SYSMON_IOACCESS”
        Ao clicar no botão “Ok” (único no diálogo), são exibidas as informações relativas ao botão clicado (‘Activity’, ‘Caches’, ‘Data Area’ e ‘Log Area’).
        Se tento fazer a sincronização do servidor, seguindo então as orientações dadas no link que você me passou, ele não faz nada.

        Já pesquisei em vários locais sobre essas mensagens de erro específicas, mas nenhuma pesquisa resultou sucesso.
        Já estipulei um IP para o Loopback e acrescentei o mesmo no arquivo ‘hosts”, já deixei como default o IP para o Loopback e retirei o mesmo no arquivo ‘hosts”, mas nada disso surte efeito, os erros são sempre os mesmos.

        Não acredito que seja erro no banco, pois conforme citei, consigo operar o SAP GUI sem problemas, acesso as tabelas, crio tabelas, crio campos. Acredito que seja alguma configuração que estou deixando passar, mas segui todas as orientações de instalação e configuração dadas tanto no guia deste forum, quanto as da própria SAP e também as dos vídeos publicados pelo autor Peter Moxon.

        Agradeço pela ajuda que puder me proporcionar, e caso necessite de maiores informações, por favor, é só me avisar.

        Abs.

      • José,

        Use este link para configurar o banco de dados Max SAP DB, para que os logs do banco não impeça o servidor de aplicação de iniciar. O usuário sapadm é um usuário administrador do sistema operacional, os usuários da aplicação que você vai usar são SAP*, DDIC e BCUSER.

        https://desenvolvimentoaberto.org/2014/12/31/sap-maxdb-set-auto-log-on-running-but-dialog-queue-standstill-netweaver-abap/

      • José Luiz Bruni Chiessi disse:

        Ricardo, muito obrigado pela dica, vai ajudar muito, com certeza! :o)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s