Abap

Aprenda Abap: inicie agora.
Aprenda NetWeaver: inicie a instalação Windows/Linux agora
Utilizando o SAP GUI e conectando ao NetWeaver: inicie a instalação do SAP GUI
Requisitos: Linux SUSE ou Windows Server, Windows 7 professional. Windows 8 Pro ou superior.


O que é ABAP?

SAP-abapABAP (Advanced Business Application Programming) é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela empresa de software SAP. É a principal linguagem utilizada no produto mais conhecido desta empresa, o SAP R/3, um software ERP. O ABAP tem uma sintaxe semelhante ao COBOL.

O ABAP se enquadra dentro da categoria das Linguagem de programação de quarta geração desenvolvidas nos anos 80. Foi originalmente concebida como uma linguagem para construção de relatórios para o SAP R/2 (o significado original de ABAP é Allgemeiner Berichts Aufbereitungs Prozessor, que em alemão significa processador genérico para preparação de relatórios). O objetivo original da linguagem era ser uma ferramenta de programação suficientemente simples para ser usada pelos utilizadores finais. No entanto, o ABAP é uma linguagem que necessita de conhecimentos avançados de programação e é principalmente utilizada pelos programadores da SAP que desenvolvem o software e por consultores informáticos que adaptam o software às necessidades dos clientes.

O ABAP é a principal linguagem utilizada no software cliente-servidor SAP R/3. Em 1999, com a versão R/3 4.5, a SAP lançou uma versão de ABAP que suporta programação orientada a objetos.

A versão mais recente da plataforma de desenvolvimento da SAP, o NetWeaver, suporta programação em ABAP e em Java.

ABAP neste blog

Os exemplos encontrados na categoria ABAP deste blog, tratam a linguagem ABAP como uma linguagem de programação em sua essência, e não apenas como uma parte integrante do sistema SAP R/3, preferimos mostrar o ABAP sob uma perspectiva diferente, através da ótica de uma linguagem robusta, na qual sua parte procedural e sua sintaxe se assemelham ao COBOL da IBM e suas continuas melhorias, entre as quais se enquadra o ABAP OO baseado em C++ e Java, transformam o ABAP em uma poderosa linguagem hibrida, de múltiplos paradigmas e de alto nível, sendo assim alguns exemplos ou explicações que você encontra neste site podem conter referencias ou comparações a conceitos comuns, a outras técnicas ou outras linguagens de programação.

O que é SAP AG?

Com sede em Walldorf na Alemanha e com subsidiárias em mais de 130 países, a SAP AG é líder mundial em software empresarial e serviços relacionados com software. A SAP AG possui uma história de 40 anos de inovação. proporcionando informações financeiras a investidores, oportunidades de carreira e muito mais.

SAP Américas, subsidiária da SAP AG, supervisiona as operações de negócios da empresa nos EUA, Canadá, América Latina e no Caribe.

Preciso ter uma conta SAP?

Sim você precisa criar uma conta gratuita na SAP Community: http://scn.sap.com/

Que Software preciso baixar em meu computador?

Baixar o Mini SAP cujo o  nome real é SAP NetWeaver Application Server ABAP: SAP Store

O mini SAP tem o  tamanho de 3 GB ou mais e não pode ser baixado com um software adicional de download pois requer autenticação da pagina então recomenda-se uma boa banda larga.

O que é Mini SAP?

Mini SAP é uma mini versão do SAP (Netweaver Application Server). Ele é útil apenas para desenvolvedores ABAP e Netweaver. Ideal para iniciar a programar.

O Mini SAP têm a função de codificação, não dá pra usá-lo com os módulos do SAP (MM, PP, SD, FI e etc,). Você pode obter a licença livre. A Cada 3 meses você é obrigado a aplicar uma nova licença.

Por que preciso de um ambiente profissional para rodar o Mini SAP?

O Mini SAP usa recursos de servidores e controles de usuário que estão disponíveis apenas nas versões professional ou superiores do sistema operacional. O Windows 7 starter, home basic , home premium, Window 8 e 8.1 não possuem estes recursos.

Anúncios
comentários
  1. MARTHA disse:

    HOLA ESTOY INTERSADA EN APRENDER ABAP LLEVO DIAS TRATANDO DE CONSEGUIR EL MINISAP Y ALGUNA GUIA. ME GUSTARIA MUCHO QUE PUDIESEN ORIENTARME

  2. AGNALDO SOUZA disse:

    Tenho curiosidade de aprender ABAP – mas não conheço nada atualmente de programação. Começo com ABAP mesmo, ou tem alguma outra linguagem que seria interessante entender antes do ABAP ?

    • Olá Agnaldo,

      Você pode aprender ABAP diretamente, todos os conceitos básicos são semelhantes a qualquer outra linguagem de programação.

      Se você não se importar de criar um ambiente SAP que é mais trabalhoso do que instalar qualquer outra linguagem de programação e sair programando.

      Mas se o seu foco é ABAP, não tem problema nenhum em começar direto no ABAP, isso é até muito comum conheço varios consultores que começaram diretamente no ABAP.

      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s