Instalando o Code Blocks – C/C++ – Linux

Publicado: 21 de setembro de 2014 em C/C++

Code::Blocks é um software livre e de código aberto, multi-plataforma para as linguagens C, C ++, e Fortran. É uma IDE construída para atender as mais exigentes necessidades de seus usuários. Ela é projetada para ser muito extensível e totalmente configurável, uma IDE com todos os recursos que você precisa, com uma aparência consistente e um look and feel que facilita sua operação em várias plataformas. Construído em torno de um framework de plug-ins, o Code::Blocks pode ser estendido facilmente através de um novo plug-in. Qualquer tipo de funcionalidade pode ser adicionada pela instalação/codificação de um plug-in.

Code::Blocks: http://www.codeblocks.org/

C/C++ e o Code::Blocks

A IDE Code::Blocks pode ser facilmente instalada no Linux, pois o sistema operacional já comtempla um compilador C/C++, chamado GNU GCC Compiler. Utilizar o C/C++ no sistema operacional Linux é relativamente fácil, a única diferença inicial no qual você precisa saber é que um código fonte C/C++ para Linux precisa ser construído (Build) antes de ser compilado, mas não se preocupe o Code::Blocks irá lhe avisar quando a construção for necessária. A construção do seu aplicativo C/C++ também pode ser limpa (Clean) ou seja você pode excluir toda a construção do aplicativo (Build) e criar uma nova construção quando for necessário.

Outro ponto importante que você precisa saber são os diretórios onde o Linux utiliza seus includes, caso precise adicionar uma nova biblioteca de arquivos Headers, os diretórios são: /usr/include.

Instalando o Code::Blocks

1 – Você pode instalar o C::B de um modo bem simples, basta utilizar a instrução abaixo em uma janela do terminal, após a instalação abra a IDE, digitando seu nome (codeblocks), e na janela de boas vindas clique em novo projeto:


sudo apt-get install codeblocks libwxgtk2.8-dev

Welcome - Novo Projeto

Welcome – Novo Projeto

2- Em Category, escolha a opção Console e clique em GO:

Projeto para o Console

Projeto para o Console

3 – Na janela Console Application escolha C++ para sua aplicação e clique em Next:

C++ Application

C++ Application

4 – Escolha um titulo e um local para salvar seu projeto e clique em Next:

Titulo e Diretório

Titulo e Diretório

5 –  Escolha o compilador C/C++ de sua preferencia ou utilize o padrão e clique em Finish:

Compilador

Compilador

6 – Um código de um programa Hello Word será automaticamente criado para você, altere como desejar ou clique em Run. A IDE irá lhe perguntar se deseja construir o seu projeto, clique em Yes:

Construindo - Project Build

Construindo – Project Build

7 – Pronto! Seu programa foi compilado com sucesso e exibido em uma janela de console do Xterm.

Console

Console

Agora você esta apto a utilizar os projetos C/C++ para console encontrados na categoria C++, exceto os projetos visuais utilizando as classes MFC que são exclusivos para Windows, os projetos visuais para C++ de outras plataformas ainda serão publicados.

Como aprender C++ neste site?

Após instalar o Code blocks ou Eclipse, no menu categorias clique em C/C++ e vá para o primeiro post, cada post contem uma teoria e um código fonte, siga os em ordem decrescente ou seja do ultimo para o mais recente, o post mais antigo contem as primeiras lições e como usar a IDE, continue acompanhando o site para se atualizar e aprender mais sobre C++.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s