Mono – Microsoft .NET – Source Code Adoption – openSuse – Linux

Publicado: 12 de maio de 2015 em C#, Linux

A Microsoft e a SUSE entraram em um acordo histórico em 2006, para construir uma ponte entre o SUSE Linux Enterprise Server e Microsoft Windows Server. Desde então, soluções de interoperabilidade exclusivas da aliança têm ajudado muitos clientes ao redor do mundo consolidar, simplificar e gerenciar melhor seus ambientes de TI mistos, enquanto implementam estratégias para avançar para a nuvem.

A Novell também se engajou no desenvolvimento .NET para Linux desde cedo, criando o SUSE Linux Enterprise Mono Extension que permitia que você aproveitasse o código ASP.NET 2.0 existente, independentemente de onde ele foi desenvolvido, entre outros recursos.

Contudo em novembro de 2014 a Microsoft anunciou a abertura do código .NET CORE que é uma pilha de desenvolvimento modular que é a base de todas as futuras plataformas .NET, ele já é usado pela versão 5 do ASP.NET e .NET Native. entretanto o Mono tem uma base de código completamente separada. A comunidade Mono foi essencialmente forçada a re-implementar o .NET porque nenhuma implementação open source estava disponível. Pois antes vários clientes relataram vários desencontros, que são difíceis de corrigir, porque nenhum dos lados pode olhar o código do outro lado.

Então a versão 4.0 do Mono veio para resolver este problema com a adoção do código-fonte aberto da Microsoft, C# 6.0, porem retirou o suporte para os assemblies nas versões 2.0, 3.5 e 4.0. No futuro será lançado uma versão chamada Mono Core para permitir a utilização do tempo de execução Mono com o novo sistema de distribuição de biblioteca que está sendo desenvolvido com CoreFX.

Mono 4: http://www.mono-project.com/docs/about-mono/releases/4.0.0/

O sistema operacional Suse torna muito fácil instalar, configurar e desenvolver aplicativos .NET graças a sua intimidade com a Microsoft ao longo de sua aliança.

Mono Download: http://www.mono-project.com/download/

Instalando o Mono no openSuse

1 – Para instalar o Mono escolha a opção Mono para openSuse e SLES, clique em mono-complete:

Mono-complete

Mono-complete

2 – Escolha abrir com YaST:

YaST

YaST

3 – Na instalação do Mono clique em próximo:

Instalar Mono

Instalar Mono

4 – Nas configurações da instalação caso não queira personalizar, clique em próximo:

Personalizar

Personalizar

5 – Aguarde o andamento da instalação:

Mono - Instalando

Mono – Instalando

6 – Após a instalação bem sucedida clique em concluir:

Mono - concluir

Mono – concluir

7 – Para testar abra o terminal e digite mono -V:

mono -V

mono -V

Se você seguiu estes passos você pode utilizar o mono para desenvolver para a plataforma .NET no sistema operacional Linux, caso queira completar seu ambiente você pode instalar o banco de dados Oracle XE para Linux usando os links abaixo:

Oracle XE 11.2g x64 : Oracle XE openSuse

Oracle SQL Developer: Oracle SQL Developer openSuse

Visual Studio Code: VSCode for Linux

ASP.NET: ASP.NET

Deixe um comentário