Dual Boot com PenDrive – Windows 10 e openSuse – Linux

Publicado: 20 de novembro de 2015 em Linux
Desenvolver aplicativos que possam rodar em varias plataformas é uma vantagem nos dia de hoje. Até as empresas mais tradicionais como a Microsoft há tempos resolveu quebrar de vez a barreira de sua plataforma e investir em portabilidade e interoperabilidade. Seja adquirindo e disponibilizando aplicativos para outras plataformas como o Skype, ou mesmo desenvolvendo suas próprias ferramentas, como o Visual Studio Code ou também firmando parcerias com outros sistemas operacionais como já vem de algum tempo a aliança entre a Microsoft e a Novell proprietária da edição Linux Suse Enterprise.
Nos desenvolvedores, estudantes, entusiastas e profissionais de tecnologia amantes da programação podemos também participar desta parceria desenvolvendo aplicativos profissionais para o mercado corporativo no qual podemos tirar vantagem da interoperabilidade entre os sistemas operacionais Linux e Windows. Para começar esta empreitada precisamos do básico, ou seja instalar os dois sistemas operacionais em um computador, este recurso nada mas é do que o conhecido Dual Boot, que na verdade não precisa ser exatamente “Dual” podemos ter vários sistemas operacionais instalados em um computador e usar o que desejarmos, escolhendo na hora do boot qual sistema operacional vamos carregar e trabalhar.

 

Criando um Dual Boot Windows 10 e openSuse à partir do Windows com um Pen Drive

 

1 – Vamos criar um dual boot entre o Windows 10 e Linux openSuse de um modo simples e fácil. No Windows 10,  vamos primeiro baixar uma cópia no formato “.iso” do sistema operacional openSuse Linux:
OpenSuseopensuse.org
Para criar um pen drive para a instalação do openSuse baixe o seguinte programa:
Para criar o pen drive de instalação siga os quatro simples passos do programa que são, selecionar o pen drive, escolher a opção “Write image to USB“, selecionar o arquivo iso do openSuse e clicar no botão Write para começar a criação do pen drive de boot Linux.
ImageUSB

ImageUSB

2 – Na nova pesquisa do Windows 10 ao lado do botão iniciar, escreva a palavra “disco” e escolha a opção criar e formatar partições do disco rígido:
Gerenciador de Disco

Gerenciador de Disco

3 – Selecione a partição onde o Windows 10 está instalado, geralmente o volume C: e com o botão direito do mouse escolha diminuir volume:
Partições de disco

Partições de disco

4 – Diminua a quantidade de Gigabytes desejada, neste exemplo vou diminuir 1 GB:

Diminuir partição

Diminuir partição

5 – Você vai visualizar o espaço não alocado em seu disco, matenha assim, não formate pois o Linux irá reconhecer automaticamente este espaço e assim teremos uma instalação simples:

Não Alocado

Não Alocado

6 – Reinicie o sistema operacional e dê o boot pelo pen drive. Antes tenha certeza que você habilitou o boot USB e o colocou como primeiro boot na configuração da sua BIOS. Use a tecla para escolher o Boot no meu caso F12 mas isso vai depender da sua placa mãe:

Boot Pen Drive

Boot Pen Drive

7 – Instale o openSuse normalmente com todas as opções recomendadas use o particionamento sugerido a não ser que você seja um usuário avançado e queira escolher suas partições manualmente.

Caso tenha duvidas de como instalar o openSuse use nosso post no link abaixo. Atente-se para a opção de disco onde o Linux irá dividir seu espaço não particionado em 3 partições Linux, ext4, swap e /home, além disso ira criar o boot/Efi na partição /sda1 que é nada mais que o C: do Windows:

Instalando o openSuse (pule a maquina virtual neste post)

Disco e partições Linux

Disco e partições Linux

Você também pode escolher entre as duas interfaces gráficas padrão na instalação do openSuse, a Gnome e a KDE, sendo que a KDE se assemelha mais ao estilo do Windows com o botão iniciar e tudo mais. Você também pode escolher uma outra interface gráfica se  desejar, segue abaixo uma previa das duas interfaces mais comuns quando o openSuse estiver instalado:

KDE

KDE

Gnome

Gnome

8 – Após a instalação do openSuse o sistema irá reiniciar, você já poderá ver a tela de escolha de boot do Grub do Linux, escolha openSuse mais uma vez para que o sistema termine a instalação. Assim que terminar a instalação do openSuse você já pode reiniciar e alternar os sistemas operacionais como desejar:

Grub - Dual Boot

Grub – Dual Boot

Você já pode começar a utilizar os sistemas operacionais Windows 10 e Linux Suse e tirar proveito da interoperabilidade disponível para desenvolver seus aplicativos corporativos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s