Ruby

Aprenda agora: Ruby
Aprenda agora: Ruby on Rails 


 O que é Ruby?

ruby-261x300O Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático, originalmente planejada e desenvolvida no Japão em 1995, por Yukihiro “Matz” Matsumoto, para ser usada como linguagem de script. Matz queria uma linguagem de script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python. Ruby suporta programação funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva. Foi inspirada principalmente por Python, Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp, sendo muito similar em vários aspectos ao Python.

Após o lançamento do Ruby 1.3 em 1999, iniciou-se a primeira lista de discussão em inglês chamada Ruby-Talk, marcando um interesse crescente na linguagem fora do Japão. Em setembro de 2000, o primeiro livro em inglês, Programming Ruby, foi impresso, sendo mais tarde liberado gratuitamente para o público, ajudando no processo de adoção de Ruby por falantes do inglês.

Por volta de 2005, o interesse pela linguagem Ruby subiu em conjunto com o Ruby on Rails, um framework de aplicações web popular escrito em Ruby. Rails é frequentemente creditada como a aplicação que tornou Ruby “famosa” e a associação é tão forte que ambos são muitas vezes confundidos por programadores que são novos a Ruby.

Até a versão 1.9.2-p290, a linguagem era lançada sob a licença dupla Ruby License / GNU General Public License. A partir da versão 1.9.3-p0, passou a ser lançada sob a licença dupla Ruby License / FreeBSD License (também conhecida como 2-clause BSDL). A partir da versão 2.1.0, o projeto passou a utilizar versionamento semântico.

Aprenda Ruby diretamente das Nuvens

Antes de utilizar este site talvez você queira testar o Ruby direto das nuvens utilizando um tutorial básico e interativo para se familiarizar com a linguagem, nos recomendamos pois Ruby é uma linguagem puramente orientada a objeto e diferente de outras linguagens de programação que você possa ter tido contato, o Ruby não possui tipos primitivos:

Try Ruby: http://tryruby.org/

Após o tutorial você pode instalar o Ruby em computador, nos o utilizamos no Linux, mas você também pode utilizar este site programando em Ruby do seu sistema operacional Windows ou OS X.

sudo apt-get install ruby

Instale Ruby no seu OS: https://www.ruby-lang.org/en/documentation/installation/

Introdução ao Ruby

Objetivo: Aprender Ruby

1: Tipos, variáveis, operadores

2: Mais tipos, métodos, Condicionais

3: Loops, Arrays

4: Classes e Objetos

Programação orientada a objeto

Definindo Classes

Usando classes

Referências vs Valores

Tipos e métodos estáticos

5: O controle de acesso, escopo de classes , Include, Modules, APIs e Frameworks

6: Projeto, Depurando, Interfaces,

7: Revisão, Exceções, I/O

Ruby on Rails

1 – CRUD com banco de dados MySQL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s