O SQL Workshop fornece varias ferramentas que permitem visualizar e gerenciar os objetos do banco de dados através de Wizards, tornando fácil para o desenvolvedor criar toda a modelagem de dados de suas aplicações, o único requisito para uma modelagem perfeita é que o desenvolvedor conheça os conceitos do banco de dados Oracle e todos os seus recursos.
O SQL Workshop é divido em cinco ferramentas principais, elas são:
- Object Browser – permite que você navegue, crie e manipule qualquer objeto do banco de dados dentro do workspace da aplicação, como Tables, Views, índices, packages, sequences, tipos e todos os outros objetos do Oracle Database.
- SQL Commands – permite que você execute instruções SQL direto de seu navegador.
- SQL Scripts – permite que você efetue um upload de arquivos contendo scripts PL/SQL e os execute no banco de dados conectado ao seu workspace.
- Query Builder – permite que você crie consultas graficamente, arrastando tabelas e exibições em um painel. Os Joins podem ser definidos arrastando e soltando nomes das respectivas colunas.
- Utilities – permitem que você execute vários outros procedimentos uteis no workspace de sua aplicação, como: subir dados de arquivos textos, criar DDL para os objetos do seu esquema, manusear a lixeira do seu workspace, monitorar as atividades de seu workspace entre varias outras.
Criando o Bando de dados de Sua Aplicação
Vamos primeiramente criar os objetos para nossa aplicação utilizando um script SQL em um arquivo que contem, uma tabela, uma sequence e uma trigger.
1 – Acesse o workspace da sua aplicação e clique em SQL Workshop->SQL Scripts, em seguida clique em upload selecione o arquivo contendo seus scripts SQL e clique em upload novamente para subir o arquivo para o servidor do Oracle APEX:
2 – Clique em Run Now para executar os scripts SQL em seu arquivo, na linha de seu arquivo clique no ícone da coluna RUN para rodar os scripts. Após a execução dos scripts clique em View Results para saber se tudo correu corretamente:
3 – Com os objetos criados com sucesso em seu workspace, para visualizar ou editar seus objetos utilize a opção Object Browser e navegue pelos seus objeto:
Pronto! você já possui os objetos de dados para criar uma aplicação APEX, para saber mais sobre como criar aplicações utilizando o Oracle Application Express veja o próximo post desta série.
Para acessar o post anterior da série: clique aqui.
SQL
Salve estes scripts em um arquivo de extensão sql para efetuar um upload para seu banco de dados.
PL/SQL – arquivo SQL – sql0001.sql
-- cria tabela create table Funcionarios( ID_Funcionario NUMBER(5), Nome VARCHAR2(30), Sobrenome VARCHAR2(70), Cargo VARCHAR2(30), Salario NUMBER(9,2), CONSTRAINT pk_ID_Funcionario PRIMARY KEY (ID_Funcionario) ); -- Cria sequencia CREATE SEQUENCE ID_Funcionario_seq START WITH 1; -- Cria Trigger CREATE OR REPLACE trigger BI_Funcionarios before insert on Funcionarios for each row begin if :NEW.ID_Funcionario is null then select ID_Funcionario_seq.nextval into :NEW.ID_Funcionario from dual; end if; end;