SQL

Inicie programação com  Oracle Database: Windows ou Linux.
Inicie a programação com IBM DB2: Inicie Aqui.
Inicie programação com Microsoft SQL Server: Inicie Aqui.
Inicie a programação com MySQL: Inicie Aqui.
Inicie a programação com SAP MaxDB: SAP NetWeaver

Inicie a programação com MongoDB (No SQL): Linux ou Windows


Drivers de Conexão para Banco de Dados

Java JDBC Oracle: clique aqui
Java JDBC IBM DB2: clique aqui
Java JDBC MSSQL: clique aqui
Java JDBC SAP MaxDB: clique aqui.

C# ADO.NET  Oracle: clique aqui
C# ADO.NET IBM DB2: clique aqui
C# ADO.NET MSSQL: clique aqui
C# ADO.NET/MONO SAP MaxDB: clique aqui.

Python Modulo Oracle: clique aqui
Python Modulo DB2: clique aqui
Python Modulo MSSQL: clique aqui
Python Modulo MySQL (Linux): clique aqui
Python ODBC SAP MAxDB: clique aqui.

Ruby on Rails Gem MySQL (Linux): clique aqui
Ruby Gem MySQL (Linux): clique aqui

C++ ODBC Oracle: clique aqui
C++ ODBC IBM DB2: clique aqui
C++ ODBC MSSQL: clique aqui
C++ ODBC SAP MaxDB: clique aqui.


Instalação de Banco de Dados

Oracle Database: Windows e Linux
IBM DB2 Database: Windows
Microsoft SQL Server: Windows
MySQL (Ruby) Database: Linux
MySQL (Python) Database: Linux
SAP MaxDB: Windows


Estúdios SQL

Oracle SQL Developer: Windows e Linux
IBM Data Studio: Windows
MSSQL Management Studio: Windows
SAP MaxDB SQL Studio: Windows
MySQL Workbench: Linux


O que é SQL?

Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional (base de dados relacional). Muitas das características originais do SQL foram inspiradas na álgebra relacional.

O SQL foi desenvolvido originalmente no início dos anos 70 nos laboratórios da IBM em San Jose, dentro do projeto System R, que tinha por objetivo demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional proposto por E. F. Codd.

A linguagem é um grande padrão de banco de dados. Isto decorre da sua simplicidade e facilidade de uso. Ela se diferencia de outras linguagens de consulta a banco de dados no sentido em que uma consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele. Ela é uma linguagem declarativa em oposição a outras linguagens procedurais. Isto reduz o ciclo de aprendizado daqueles que se iniciam na linguagem.

Embora o SQL tenha sido originalmente criado pela IBM, rapidamente surgiram vários “dialectos” desenvolvidos por outros produtores. Essa expansão levou à necessidade de ser criado e adaptado um padrão para a linguagem. Esta tarefa foi realizada pela American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e ISO em 1987.

O SQL foi revisto em 1992 e a esta versão foi dado o nome de SQL-92. Foi revisto novamente em 1999 e 2003 para se tornar SQL:1999 (SQL3) e SQL:2003, respectivamente. O SQL:1999 usa expressões regulares de emparelhamento, queries recursivas e gatilhos (triggers). Também foi feita uma adição controversa de tipos não-escalados e algumas características de orientação a objeto. O SQL:2003 introduz características relacionadas ao XML, sequências padronizadas e colunas com valores de auto-generalização (inclusive colunas-identidade).

Tal como dito anteriormente, embora padronizado pela ANSI e ISO, possui muitas variações e extensões produzidos pelos diferentes fabricantes de sistemas gerenciadores de bases de dados. Tipicamente a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais principais.

Outra aproximação é permitir para código de idioma procedural ser embutido e interagir com o banco de dados. Por exemplo, o Oracle e outros incluem Java na base de dados, enquanto o PostgreSQL permite que funções sejam escritas em Perl, Tcl, ou C, entre outras linguagens.

Que software preciso baixar no meu computador?

No menu categorias na sessão SQL você encontra um walkthrough completo de como instalar cada banco de dados e suas ferramentas visuais de administração e desenvolvimento SQL.


Bancos de dados

Oracle Database Express Edition

O Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) é de banco dados de pequena pegada a nível de entrada, com base de código baseado no Oracle Database 11g Release 2. É livre para desenvolver, implementar e distribuir; rápido de baixar e simples de administrar.

http://www.oracle.com/technetwork/database/database-technologies/express-edition/overview/index.html?ssSourceSiteId=ocomen

IBM DB2 – Express-C

IBM ® DB2 ® Express Edition é um sistema de banco de dados de nível de entrada projetado para processamento de transações e manuseio de cargas de trabalho de consultas complexas. Ele fornece recursos em escala empresarial e é otimizado para utilizar até 8 núcleos de processadores e 8 GB de memória. O software está disponível em uma variedade de modelos de licenciamento.

http://www-01.ibm.com/software/data/db2/express-c/index.html

Microsoft® SQL Server® Express

O Microsoft® SQL Server® Express um sistema gratuito de gerenciamento de dados avançado e confiável que fornece um repositório de dados confiável e avançado para sites leves e aplicativos de área de trabalho.

http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=29062

MySQL Community Server 

MySQL é banco de dados de código aberto mais popular do mundo.  MySQL oferece um alto desempenho, aplicações de banco de dados escaláveis.

Linux: Instalar MySql e Ferramentas:

sudo apt-get install mysql-server

sudo apt-get install mysql-workbench

sudo apt-get install libmysqlclient-dev

Para Windows: Site oficial: http://dev.mysql.com/downloads/

SAP MaxDB

MaxDB ™ é banco de dados da própria SAP desenvolvido para Unix, Linux e Windows. Ele foi projetado especificamente para fornecer menor custo para aplicações SAP. O banco de dados SAP MaxDB é baseado em padrões da indústria e pode ser perfeitamente usado por aplicações não-SAP. Existem duas licenças de uso para o banco de dados, a comunitária que permite a utilização sem custo desde que você utilize o MaxDB em sistemas não-SAP e a licença comercial para uso do banco de dados com sistemas SAP.

http://maxdb.sap.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s