MongoDB – Instalando o MongoDB 3.0 – openSuse e SLES – Linux

Publicado: 17 de maio de 2015 em Linux, Sql

O MongoDB é um banco de dados open-source de documentos projetado para facilidade de desenvolvimento e de escalabilidade, isto significa que o MongoDB fornece alto desempenho, alta disponibilidade e escala automática. Um registro em MongoDB é um documento, que é uma estrutura de dados composta de pares de campo e valor. Documentos MongoDB são semelhantes aos objetos JSON. Os valores dos campos podem incluir outros documentos, matrizes e matrizes de documentos.

MongoDB fornece persistência de dados de alto desempenho, pois o suporte para modelos de dados incorporados reduz a atividade de E/S no sistema de banco de dados e seus índices suportam consultas mais rápidas e podem incluir chaves de documentos e matrizes embutidos. Para proporcionar alta disponibilidade, facilidade de replicação, o MongoDB conta com um recurso chamado conjuntos de réplicas, um conjunto de réplicas é um grupo de servidores MongoDB que mantêm o mesmo conjunto de dados, proporcionando redundância para aumentar a disponibilidade de dados. MongoDB oferece escalabilidade horizontal, como parte de sua funcionalidade principal, que conta com a partilha automática de dados distribuídos em um cluster de máquinas. O conjuntos de réplicas também pode fornecer, eventualmente, leitura consistente para implementações de alto rendimento de baixa latência.

A instância MongoDB armazena seus arquivos de dados em /var/lib/ mongo e seus arquivos de log em /var/log/ mongodb por padrão, e é executado usando a conta de usuário mongod. Você pode especificar log e arquivos de dados em diretórios alternativos /etc/mongod.conf.

MongoDB: https://www.mongodb.org/

Instalando o MongoDB no SLEs ou openSuse

1 – Instalar o MongoDB é rápido e fácil, abra o terminal e digite o seguinte comando para adicionar os pacotes ao repositório:

sudo zypper addrepo --no-gpgcheck http://repo.mongodb.org/zypper/suse/11/mongodb-org/3.0/x86_64/ mongodb
MongoDB - Repositorio

MongoDB – Repositório

2 – Use o comando abaixo para instalar o MongoDB:

sudo zypper install mongodb-org
MongoDB - Instalar

MongoDB – Instalar

3 – Para iniciar o MongoDB você precisa de direitos do super usuário, digite as instruções abaixo para iniciar o banco de dados:

su
service mongod start
MongoDB - inicia banco de dados

MongoDB – inicia banco de dados

4 – Para confirmar se o banco de dados foi iniciado corretamente digite o seguinte comando para ver seu log, você deve obter uma mensagem dizendo que o  banco foi iniciado e está ouvindo na porta default 27017:

cat /var/log/mongodb/mongod.log
MongoDB - log

MongoDB – log

5 – Para garantir que o MongoDB iria iniciar automaticamente a cada reinicialização use o comando abaixo, ainda como um super usuário:

chkconfig mongod on
MongoDB - Configuração

MongoDB – Configuração

Para parar e reiniciar o serviço do MongoDB você pode utilizar sudo service mongod stop ou sudo service mongod restart.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s