O MongoDB é um banco de dados open-source de documentos projetado para facilidade de desenvolvimento e de escalabilidade, isto significa que o MongoDB fornece alto desempenho, alta disponibilidade e escala automática. Um registro em MongoDB é um documento, que é uma estrutura de dados composta de pares de campo e valor. Documentos MongoDB são semelhantes aos objetos JSON. Os valores dos campos podem incluir outros documentos, matrizes e matrizes de documentos.
MongoDB fornece persistência de dados de alto desempenho, pois o suporte para modelos de dados incorporados reduz a atividade de E/S no sistema de banco de dados e seus índices suportam consultas mais rápidas e podem incluir chaves de documentos e matrizes embutidos. Para proporcionar alta disponibilidade, facilidade de replicação, o MongoDB conta com um recurso chamado conjuntos de réplicas, um conjunto de réplicas é um grupo de servidores MongoDB que mantêm o mesmo conjunto de dados, proporcionando redundância para aumentar a disponibilidade de dados. MongoDB oferece escalabilidade horizontal, como parte de sua funcionalidade principal, que conta com a partilha automática de dados distribuídos em um cluster de máquinas. O conjuntos de réplicas também pode fornecer, eventualmente, leitura consistente para implementações de alto rendimento de baixa latência.
A instância MongoDB armazena seus arquivos de dados em \data\db\ é necessário criar este diretório.
MongoDB: https://www.mongodb.org/
Instalando o MongoDB no Windows
1 – Após baixar o instalador clique em executar:
2 – Aceite a licença e clique em próximo:
3 – Escolha instalação completa clicando no botão Complete:
4 – clique em instalar:
5 – Aguarde o andamento da instalação:
6 – Ao termino da instalação clique em finalizar:
7 – Para iniciar o MongoDB você precisa configurar o diretório de dados chamado \data\db e depois inicializar o servidor, use a figura abaixo como referencia:
Se tudo correu bem, você deve obter uma mensagem dizendo que o banco foi iniciado e está ouvindo na porta default 27017.