A mais poderosa IDE de código aberto para desenvolvimento web ficou ainda melhor. Reconstruída a partir do zero. Agora é muito mais rápida, personalizável e inclui novos recursos para ajudar você a ser mais produtivo. Está é a Aptana Studio 3 uma IDE baseada no Eclipse muito utilizada por desenvolvedores Ruby on Rails e outras linguagens da web. A Aptana Studio 3 também aderiu ao universo Python através do PyDev que já é incorporado a IDE por padrão. A Aptana não precisa de instalação, assim com o Eclipse basta descompacta-la em um pasta de sua escolha e a utilizar através de seu executável.
Aptana: http://www.aptana.com/
Criando um Projeto Django – Aptana Studio 3
1 – Abra a IDE e clique no menu File->New->Project, expanda e procure PyDev e escolha PyDevDjangoProject e clique em próximo:
2 – Escolha um nome para seu projeto e clique em Please configure an interpreter before proceeding:
3 – Quando questionado escolha um modo para configurar o seu interpretador, nos escolhemos Quick Auto Config:
4 – Em Reference page clique em próximo, pois não o utilizaremos:
5 – Configure os parâmetros para seu banco de dados, utilizamos o MySQL:
6 – Com seu projeto criado, precisamos criar uma aplicação. Com o botão direito em seu projeto, escolha Django->Create Application:
7 – Nomeie sua aplicação de meusite:
8 – Após criar sua aplicação modifique os arquivos do projeto settings.py e url.py para definir os seus parâmetros necessários para o banco de dados, aplicação e rota da visão . Modifique os arquivos da aplicação: model.py e view.py de acordo com o código abaixo. Após criar seu modelo, clique no seu projeto com o botão direito e escolha Django->Custom Command, digite o comando sqlall meusite para criar o script SQL para a tabela do modelo.
9 – Com o script SQL pronto, clique com o botão direito em seu projeto e escolha Django->Sync DB para criar a tabela do modelo no banco de dados MySQL:
10 – Vamos inserir um registro no banco de dados, para isto usaremos o shell do Django, abra novamente o Custom Command e escolha o comando Shell:
11 – Com o shell aberto vamos utilizar os comandos da API para banco de dados do Django, utilize os comandos abaixo para inserir um registro no banco de dados:
from meusite.models import Saudacao s1 = Saudacao(saudacao = "Hello World - Aptana- Django") s1.save()
12 – Para validar os modelos e rodar o servidor Django clique com o botão direito em seu projeto e escolha RunAs->PyDev:Django:
13 – Com o servidor rodando abra seu navegador e digite a url do servidor local sobre a porta 8000 seguido do nome de sua aplicação:
Exemplo:
Neste exemplo utilizamos um projeto PyDev Django e criamos uma aplicação, manuseando os arquivos e comandos do Django através da IDE Aptana Studio 3.
Python
Model
from django.db import models class Saudacao (models.Model): saudacao = models.CharField(max_length=50)
View
from django.shortcuts import render from django.http import HttpResponse # Importa modelo from meusite.models import Saudacao # Retorna dados atraves do objeto do modelo dados = Saudacao.objects.values_list(flat=True) # Recupera campos de uma row saudacao = str(dados[0][1]) # Cria simples HTML html = """ <h1>Desenvolvimento Aberto</h1> <h2>Django - Models e Views</h2> <br> <h3>MySQL - Dados:</h3> """ # Exibe View def hello(request): return HttpResponse(html + saudacao)