O WAS Liberty Porfile é extremamente leve, fácil de instalar, e muito rápido de usar, portanto, fornece uma plataforma conveniente e capaz para desenvolver e testar suas aplicações web e OSGi. Permite que o servidor de aplicação tenha a disposição apenas os recursos necessários para o aplicativo ou conjunto de aplicações, você também pode estender os recursos do servidor de aplicação instalando um pacote de extensão para adicionar mais funcionalidades ao Liberty Profile como recursos de Web Service, JMS e suporte ao MongoDB entre outros. Você também pode adicionar um pacote de extras que permite utilizar um Embeddable EJB Container e um cliente JPA .
WAS Developer Edition: http://www-03.ibm.com/software/products/pt/appserv-wasfordev
Instalando Pacotes de Extensão e Extras
1 – Na pagina de download após o login escolha os seguintes softwares: IBM WebSphere Application Server for Developers Extended Archive e IBM WebSphere Application Server for Developers Extra Archive , são arquivos de extensão jar:
2 – Abra o prompt de comando no local onde instalou o servidor e utilize o seguinte comando para instalar a extensão:
java -jar wlp-developers-extended-8.5.5.4.jar
3 – Pressione Enter para exibir os termos de licença e digite 1 para confirmar a instalação:
4 – Pressione Enter para confirmar o local da instalação, você deve instalar no mesmo diretório do runtime do servidor WAS:
5 – Aguarde o andamento e validação da instalação:
6 – Repita o mesmo procedimento com o arquivo de extras porem você pode criar uma pasta chamada Extras para a instalação:
Exemplo: C:\Desenvolvimento Aberto\IBM\extras java -jar wlp-developers-extras-8.5.5.4.jar
Configurando o WAS Liberty Profile
7 – Abra o Eclipse e a aba Servers e expanda o servidor Websphere Application Server Liberty Profile. Expanda a opção Server Configuration e em Feature Manager clique com o botão direito e escolha Open:
8 – Na opção Feature Manager clique no botão Add para adicionar mais funcionalidades ao servidor:
9 – Adicione a funcionalidade adequada a sua aplicação:
Você pode adicionar somente as funcionalidades que você precisa para suas aplicações e utilizar vários recursos da já consagrada tecnologia JAVA EE e OSGI (Open Services Gateway Initiative) que permite a reutilização de componentes para construir e gerenciar sistemas altamente complexos. Tornando o código mais fácil de escrever, testar e reutilizar. Gerenciar implantação dinâmica. Detectar erros previamente. Implantar remotamente. Detectar e resolver problemas que ainda não aconteceram.