Uma View ou visão em português, é uma tabela virtual. A View não possui um armazenamento de dados permanente associado a ela, mas é baseada em outra tabela ou tabelas. Existem vários tipos de visões, elas podem variar suas funcionalidades de banco de dados para banco de dados, as Views mais comum são do tipo padrão, particionada ou materializada.
A visão fornece uma forma alternativa de olhar os dados em uma ou mais tabelas. A vista é uma especificação chamada de uma tabela de resultados. Conceitualmente, a criação de um ponto de vista é como o uso de binóculos. Você pode olhar através de binóculos para ver uma paisagem inteira ou olhar para uma imagem específica dentro da paisagem, como uma árvore. Da mesma forma, você pode criar uma visão que combina dados de diferentes tabelas de base ou criar uma visão limitada de uma tabela que omite dados. Na verdade, estes são os motivos mais comuns para usar um ponto de vista. Combinando informações de tabelas de base simplifica a obtenção de dados para o usuário final, e limitar os dados que um usuário pode ver é útil para fins de segurança.
Devido aos vários tipos diferentes de Views e suas respectivas diferenças de funcionalidades entre os bancos de dados Oracle, IBM DB2 e MSSQL é recomendado que você utilize os links oficiais para referencia:
Oracle: Create View
IBM DB2: Create View
Microsoft SQL Server: Create View
Algo Extremamente Útil Sobre Views
As Views são essenciais para uma boa performance de um sistema que manipula dados, elas são uteis de muitas maneiras diferentes, todos os sistemas de grande porte utilizam tipos de View.
As Views acrescentam performance a aplicação, podem conter constraints e índices, podem criar visões baseadas em formato XML, podem ser utilizadas para fins de segurança, podem ser criadas a partir de tabelas particionadas alocadas em vários servidores diferentes e retornar uma visão única, são fundamentais na criação de complexos relatórios, modelo de dados para exportação e até no manuseio de cadastros.
As Views possuem um recurso muito útil quando unidas ao evento INSTEAD OF de uma Trigger, na verdade este tipo de evento foi desenvolvido especialmente para a utilização em conjunto com uma View (exceto para banco de dados MSSQL que permite o uso em tabelas comuns). A utilização do evento “ao invés de” em uma View permite que o desenvolvedor ganhe a maior performance possível na distribuição de dados baseados em uma única visão para varias tabelas físicas contidas em locais diferentes.
Isto acontece porque, por exemplo, um formulário de cadastramento complexo geralmente é composto de varias tabelas interligadas pelo seu identificador, a combinação View–Trigger permite que você retorne em uma única pesquisa todo o cadastro utilizando um único acesso. Quando disparado um evento para criar um cadastro novo ou modificar um cadastro existente em cima de uma View, automaticamente uma Trigger “ao invés de inserir” ou “ao invés de alterar” pode distribuir todos os dados alimentados pelo usuário em cada tabela especifica, tendo em seu beneficio, que todo o processo esta sendo efetuado dentro do motor do banco de dados.
Visual Studio
Você encontra um walkthrough de como instalar os bancos de dados, seus drivers e a configuração da IDE Visual Studio na categoria SQL e C#, use a imagem abaixo para referencia de como criar design utilizando, 3 Panels, 8 Labels, 7 TextBox e 5 Buttons:
Exemplo:
Neste exemplo utilizamos o conceito básico de uma View em conjunto com o evento INSTEAD OF de uma Trigger, no programa abaixo o método de inserção esta completo, fica como exercício criar o método INSTEAD OF UPDATE e INSTEAD OF DELETE.
Você encontra uma visão contendo duas tabelas relacionadas, a tabela Funcionários e Desconto, e a partir de uma trigger utilizamos o evento “ao invés de inserir” para distribuir os dados para suas respectivas tabelas. Na aplicação C# o campo porcentagem possui cor diferente pois se encontra em outra tabela, você pode utilizar este exemplo básico para criar cadastros mais complexos.
* Para referencia sobre as triggers utilize nosso post C# com o tópico Triggers.
** Você encontra este mesmo programa utilizando SQL direto na aplicação, clicando aqui.
SQL
Oracle
-- Cria tabela de funcionarios create table Funcionarios( ID_Funcionario NUMBER(5), Nome VARCHAR2(30), Sobrenome VARCHAR2(70), Cargo VARCHAR2(30), Salario NUMBER(9,2)); -- Cria tabela com a porcentagem de descontos Create table DESCONTO ( ID_FUNCIONARIO NUMBER, PORCENTAGEM NUMBER(9,2)); -- Cria View (Visão) do Cadastro de funcionarios Create or Replace View CadFuncionario as Select A.ID_FUNCIONARIO, A.NOME, A.SOBRENOME, A.CARGO, A.SALARIO, B.PORCENTAGEM from FUNCIONARIOS A, DESCONTO B Where A.ID_FUNCIONARIO = B.ID_FUNCIONARIO; -- Cria Trigger Ao inves de inserir sobre a View create or replace TRIGGER CADFUNC_INSERT INSTEAD OF INSERT ON CadFuncionario FOR EACH ROW BEGIN -- Insere dados na tabela de Funcionario Insert into FUNCIONARIOS values ( :new.ID_FUNCIONARIO, :new.NOME, :new.SOBRENOME, :new.CARGO, :new.SALARIO); -- Insere dados na tabela de Desconto Insert into DESCONTO values ( :new.ID_FUNCIONARIO, :new.PORCENTAGEM); END CADFUNC_INSERT;
IBM DB2
-- Desenvolvimento Aberto -- -- Atente-se para o terminador de instruções -- o IBM DATA STUDIO não consegue utilizar -- Begin... END com scripts sql -- Mude o terminador para o caractere @ -- para mudar clique com o botão direito do mouse aqui!!! -- Cria tabela de funcionarios create table Funcionarios ( ID_Funcionario INTEGER, Nome VARCHAR(30), Sobrenome VARCHAR(70), Cargo VARCHAR(30), Salario NUMERIC(9,2))@ -- Cria tabela com a porcentagem de descontos Create table DESCONTO ( ID_FUNCIONARIO INTEGER, PORCENTAGEM DECIMAL(9,2))@ -- Cria View (Visão) do Cadastro de funcionarios Create or Replace View CadFuncionario as Select A.ID_FUNCIONARIO, A.NOME, A.SOBRENOME, A.CARGO, A.SALARIO, B.PORCENTAGEM from FUNCIONARIOS A, DESCONTO B Where A.ID_FUNCIONARIO = B.ID_FUNCIONARIO@ -- Cria Trigger Ao inves de inserir sobre a View create or replace TRIGGER CADFUNC_INSERT INSTEAD OF INSERT ON CadFuncionario REFERENCING NEW AS N FOR EACH ROW T1: BEGIN -- Insere dados na tabela de Funcionario Insert into FUNCIONARIOS values ( N.ID_FUNCIONARIO, N.NOME, N.SOBRENOME, N.CARGO, N.SALARIO); -- Insere dados na tabela de Desconto Insert into DESCONTO values ( N.ID_FUNCIONARIO, N.PORCENTAGEM); END T1
MSSQL Server
-- Cria tabela de funcionarios create table Funcionarios ( ID_Funcionario Int, Nome VARCHAR(30), Sobrenome VARCHAR(70), Cargo VARCHAR(30), Salario Decimal(9,2)); -- Cria tabela com a porcentagem de descontos Create table DESCONTO ( ID_FUNCIONARIO INT, PORCENTAGEM DECIMAL(9,2)); -- Cria View (Visão) do Cadastro de funcionarios Create View CadFuncionario as Select A.ID_FUNCIONARIO, A.NOME, A.SOBRENOME, A.CARGO, A.SALARIO, B.PORCENTAGEM from FUNCIONARIOS A, DESCONTO B Where A.ID_FUNCIONARIO = B.ID_FUNCIONARIO; -- Cria Trigger Ao inves de inserir sobre a View create Trigger CADFUNC_INSERT ON CadFuncionario INSTEAD OF INSERT as BEGIN -- Insere dados na tabela de Funcionario Insert into FUNCIONARIOS Select ID_FUNCIONARIO, NOME, SOBRENOME, CARGO, SALARIO from inserted; -- Insere dados na tabela de Desconto Insert into DESCONTO Select ID_FUNCIONARIO, PORCENTAGEM from inserted END;
C#
using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Threading.Tasks; using System.Windows.Forms; using System.Data.SqlClient; using Oracle.DataAccess.Client; using IBM.Data.DB2; namespace DACampos { public partial class Campos : Form { // Declara componentes de conexão private static OracleConnection connORA; // ODAC 12c private static DB2Connection connDB2; // IBM Data Server Provider private static SqlConnection connMSSQL; // ADO .NET // ************** Sobre Conexões - ADO.NET ************** // // A Microsoft disponibiliza por exemplo, o System.Data.OracleClient // porem se tornou obsoleto e ainda é suportado somente // a nível de compatibilidade com versões anteriores do Framework. // A Microsoft recomenda utilizar o driver de cada fornecedor: // // veja: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/77d8yct7.aspx // // Você pode utilizar a classe DbProviderFactory // para criar um único datasource para todos os bancos de dados: // // http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/system.data.common.dbproviderfactory(v=vs.110).aspx // // No entanto diferentemente da linguagem JAVA (JDBC) o ADO.NET não suporta // alguns recursos do Oracle e IBM DB2. // // *** Factory *** // // Utilizando conexões únicas de cada provedor de banco de dados // através de um Factory, permite que você utilize um único set de instruções // para todos os bancos de dados. // // Atente-se que se utilizar instruções únicas, em alguns casos poderá encontrar // alguns erros de compatibilidade ou criar certas limitações a outros bancos. // O ADO.NET é desenvolvido para o MSSQL Server e está sujeito // a algumas limitações quando utilizar alguns tipos de campos, // conceitos de conexão e acesso a dados de outros bancos de dados. // // Sistemas de grande porte possuem um Dicionário de dados // para se prevenir destas situações. // // Veja este mesmo programa utilizando o DriverManager equivalente ao factory para java // e veja comentários extras no código apontando diferenças de conceitos. // Declara variável do banco de dados private static string DBconexao; public Campos() { InitializeComponent(); } // Cria método de conexão public void conectarDB(string banco) { DBconexao = banco; if (banco == "oracle") { try { // String de Conexao string connectionString = // Usuario "User Id=daberto"+ // Senha ";Password=p@55w0rd" + // TNSnames ";Data Source=XE"; //Conecta ao datasource usando a conexão Oracle connORA = new OracleConnection(connectionString); //Abre a conexão com o banco de dados connORA.Open(); } // Retorna erro catch (Exception ex) { // Mostra menssagem de erro MessageBox.Show(ex.ToString()); } } if (banco == "db2") { try { // String de Conexao string connectionString = // Servidor "Server=localhost" + // Banco de dados ";Database=DEVA" + // Usuario ";UID=db2admin" + // Senha ";PWD=p@55w0rd" + // Timeout ";Connect Timeout=40"; //Conecta ao datasource usando a conexão DB2 connDB2 = new DB2Connection(connectionString); //Abre a conexão com o banco de dados connDB2.Open(); } // Retorna erro catch (Exception ex) { // Mostra menssagem de erro MessageBox.Show(ex.ToString()); } } if (banco == "mssql") { try { // String de Conexao string connectionString = // Servidor "Data Source=localhost" + // Banco de dados ";Initial Catalog=DevAberto" + // Usuario ";User ID =devaberto" + // Senha ";Password=p@55w0rd" + // Timeout ";Connect Timeout=40"; //Conecta ao datasource usando a conexão Padrão connMSSQL = new SqlConnection(connectionString); //Abre a conexão com o banco de dados connMSSQL.Open(); } // Retorna erro catch (Exception ex) { // Mostra menssagem de erro MessageBox.Show(ex.ToString()); } } } // Evento de clique do botão private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { // Cria instancia do objeto Campos campos = new Campos(); // A variável abaixo: // Define banco de dados // oracle = Oracle Database // db2 = IBM DB2 Database // mssql = Microsoft SQL Server campos.conectarDB("oracle"); // Define instrução SQL // Seleciona dados da View string sql = "Select * From CadFuncionario Where ID_FUNCIONARIO = " + textBox6.Text; // Usando um procedimento de conexão para da driver especifico // Oracle - ODAC if (DBconexao == "oracle") { label1.Text = "Database - Cadastro Funcionários: " + DBconexao; OracleCommand oracmd = new OracleCommand(sql, connORA); OracleDataReader orareader = oracmd.ExecuteReader(); if (orareader.HasRows) { while (orareader.Read()) { textBox1.Text = Convert.ToString(orareader.GetInt32(0)); textBox2.Text = orareader.GetString(1); textBox3.Text = orareader.GetString(2); textBox4.Text = orareader.GetString(3); textBox5.Text = Convert.ToString(orareader.GetDecimal(4)); textBox7.Text = Convert.ToString(orareader.GetDecimal(5)); } } } // IBM Data Server Provider if (DBconexao == "db2") { label1.Text = "Database - Cadastro Funcionários: " + DBconexao; DB2Command db2cmd = new DB2Command(sql); db2cmd.Connection = connDB2; DB2DataReader db2reader = db2cmd.ExecuteReader(); if (db2reader.HasRows) { while(db2reader.Read()) { textBox1.Text = Convert.ToString(db2reader.GetInt32(0)); textBox2.Text = db2reader.GetString(1); textBox3.Text = db2reader.GetString(2); textBox4.Text = db2reader.GetString(3); textBox5.Text = Convert.ToString(db2reader.GetDecimal(4)); textBox7.Text = Convert.ToString(db2reader.GetDecimal(5)); } } } // microsoft ADO.NET if (DBconexao == "mssql") { label1.Text = "Database - Cadastro Funcionários: " + DBconexao; SqlCommand mssqlcmd = new SqlCommand(sql); mssqlcmd.Connection = connMSSQL; SqlDataReader mssqlreader = mssqlcmd.ExecuteReader(); if (mssqlreader.HasRows) { while (mssqlreader.Read()) { textBox1.Text = Convert.ToString(mssqlreader.GetInt32(0)); textBox2.Text = mssqlreader.GetString(1); textBox3.Text = mssqlreader.GetString(2); textBox4.Text = mssqlreader.GetString(3); textBox5.Text = Convert.ToString(mssqlreader.GetDecimal(4)); textBox7.Text = Convert.ToString(mssqlreader.GetDecimal(5)); } } // Aqui nota-se uma diferença entre os drivers // Microsoft, Oracle e IBM // ADO.NET É necessário fechar o DataReader antes de executar um sqlcommand. // ODAC não é necessário // IBM DATA Server não é necessário // // Aplica-se a qualquer DataReader ADO.NET // // Enquanto o DataReader está em uso, // o Connection associado está ocupado servindo o DataReader. // Enquanto estiver neste estado, // nenhuma outra operação pode ser realizada sobre o Connection além de fechá-lo. // Os drivers da Oracle e IBM não possuem esta arquitetura e não ocupam a conexão // permitindo ainda múltiplas operações sobre ela. mssqlreader.Close(); } } private static void executaSQL(string sql) { // Declara comandos em diferentes drivers OracleCommand oracmd; DB2Command db2cmd; SqlCommand sqlcmd; // Define banco de dados e executa comandos SQL if (DBconexao == "oracle") { oracmd = new OracleCommand(); oracmd.Connection = connORA; oracmd.CommandText = sql; try { oracmd.ExecuteNonQuery(); MessageBox.Show("Ação requerida executada com sucesso!"); } catch (Exception ex) { // Mostra menssagem de erro MessageBox.Show(ex.ToString()); } } if (DBconexao == "db2") { db2cmd = new DB2Command(); db2cmd.Connection = connDB2; db2cmd.CommandText = sql; try { db2cmd.ExecuteNonQuery(); MessageBox.Show("Ação requerida executada com sucesso!"); } catch (Exception ex) { // Mostra menssagem de erro MessageBox.Show(ex.ToString()); } } if (DBconexao == "mssql") { sqlcmd = new SqlCommand(); sqlcmd.Connection = connMSSQL; sqlcmd.CommandText = sql; try { sqlcmd.ExecuteNonQuery(); MessageBox.Show("Ação requerida executada com sucesso!"); } catch (Exception ex) { // Mostra menssagem de erro MessageBox.Show(ex.ToString()); } } } private static String trocaDecimal(string conteudo) { // Substitui decimal na manipulação de SQL string troca = conteudo.Replace(",", "."); return troca; } // Novo registro private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // Limpa componentes textBox1.Text = null; textBox2.Text = null; textBox3.Text = null; textBox4.Text = null; textBox5.Text = null; textBox7.Text = null; // Define foco textBox1.Focus(); } // Insere registro private void button3_Click(object sender, EventArgs e) { // Cria instrução SQL string sql = "Insert into CadFuncionario values (" + textBox1.Text + ", \'" + textBox2.Text + "\', \'" + textBox3.Text + "\', \'" + textBox4.Text + "\', " + trocaDecimal(textBox5.Text) + ", " + trocaDecimal(textBox7.Text) + ")"; // Executa sql executaSQL(sql); } // Altera registro private void button4_Click(object sender, EventArgs e) { // TODO: Criar uma Trigger como evento INSTEAD OF UPDATE } // Deleta registro private void button5_Click(object sender, EventArgs e) { // TODO: Criar uma Trigger como evento INSTEAD OF DELETE } } }