Instalando o Oracle SQL Developer e conectando ao Oracle XE 11.2g

Publicado: 4 de maio de 2014 em Sql

Após instalar o Oracle Database XE você pode instalar uma ferramenta visual gratuita de gerenciamento e desenvolvimento para o banco de dados Oracle, desenvolvida pela própria Oracle, chamada Oracle SQL Developer caso você não queira usar a ferramenta de linha de comando chamada Sql Plus que já é instalada junto com o Oracle Express. Existem outras ferramentas para gerenciamento e desenvolvimento do banco de dados Oracle de terceiros porem não são gratuitas. Para a versão deste tutorial para Linux clique aqui.

Oracle SQL Developer

É um ambiente de desenvolvimento integrado livre que simplifica o desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados Oracle. SQL Developer oferece desenvolvimento end-to-end de seus aplicativos SQL/PL, uma planilha para executar consultas e scripts, um console de DBA para o gerenciamento de banco de dados, uma interface de relatórios, uma solução completa de modelagem de dados e uma plataforma de migração para mover seu bancos de dados de terceiros para o Oracle.

Instalando o Oracle SQL Developer

1 – Entre no link a seguir e baixe o Oracle Sql Developer, no arquivo compactado clique com o botão direito e escolha propriedades e desbloqueie o arquivo e o descompacte em uma pasta de sua preferencia. Não é preciso instalar nada a pasta descompactada já possui a instalação.

Oracle Sql Developer: http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/sql-developer/overview/index.html

Oracle Sql Developer

Oracle Sql Developer

 

2 – Abra o arquivo sqldeveloper.exe e preencha o caminho do seu path java caso solicitado, para criar uma conexão clique no ícone com o sinal de mais e preencha os seguintes parâmetros: nome da conexão, é o nome do seu computador, em nome do usuário escolha, system e preencha a senha no qual você escolheu na instalação do Oracle Express, clique em testar e em conectar.

Primeira Conexão

Primeira Conexão

3 – Após a conexão efetuada, expanda os nodes da arvore e clique com o botão direito do mouse em outros usuários e escolha a opção, criar usuário.

Criar usuário

Criar usuário

4 – Escolha um nome para o seu usuário, o Oracle possui o conceito de Database-User:

Você deve criar pelo menos um usuário de banco de dados que você irá usar para criar objetos do banco de dados. Um usuário do banco de dados é um tipo de objeto de banco de dados: um usuário está associado a um esquema, você se conecta ao banco de dados como um usuário, e o usuário do banco de dados é o dono de todos os objetos (tabelas e assim por diante) que você criar no esquema associado ao usuário.

Nome de Usuário: daberto

5 – Na aba atribuições concedidas para este usuário,  por enquanto vamos o definir como DBA:

DBA

DBA

6 – Após criar o usuário você pode excluir esta conexão e criar uma nova conexão usando o nome de seu usuário, expanda os nodes da arvore e em tabelas clique com o botão direito e clique em nova tabela e preencha os campos como na imagem abaixo:

Tabela: Blog

Tabela: Blog

7 – Agora você pode executar os primeiros comandos SQL básicos em sua tabela, clique na barra de ferramentas no ícone novo e escolha a opção: Arquivos de banco de dados e use as instruções SQL abaixo:

Instruçõeds SQL

Instruçõeds SQL

Exemplos:

Para testar utilize os seguintes códigos:

PL/SQL

Inserir Dados

insert into blog values
( 1,
  'Desenvolvimento Aberto',
  'desenvolvimento.aberto@live.com',
  'https://desenvolvimentoaberto.wordpress.com/')

Selecionar Dados

select * from blog

Alterar Dados

update blog set descricao = 'DESENVOLVIMENTO ABERTO'
where codigo = 1

Excluir Dados

delete from blog
where codigo = 1

 

Anúncios
comentários
  1. Lucas disse:

    Muito obrigado, brother!!
    Tava ficando louco aqui já.

    Um abração!

  2. cleberson disse:

    Exclui alguns dados sem querer do SQL, e agora eu tento utilizar novamente mas não conecta, ja tentei excluir ou restaura e não adianta ele não funciona, alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s