Assim que um desenvolvimento é terminado você pode transporta-lo para um ambiente de qualidade para que seja realizado um teste unitário em seu programa afim de identificar possíveis erros. A seguir veremos como efetuar este procedimento no NetWeaver 7 (Mini-SAP) passo a passo.
1 – Primeiro você precisa criar um cliente de qualidade de numero 300 e depois efetuar uma cópia do cliente 001 para este cliente, você encontra um walkthrough para realizar este procedimento na categoria Abap.
2 – No ambiente de desenvolvimento DEV (200) crie uma nova Change Request utilizando a transação SE10.
3 – Para criar uma nova Request clique em novo e escolha o tipo de Request que você necessita.
4 – Preencha a descrição e as propriedades da nova Request.
5 – Clique em Salvar para criar a nova Request.
6 – Entre no Abap Development WorkBench usando a transação SE80, escolha o objeto Package e escolha o nome ZDA-00001 e clique em pesquisar, quando questionado, escolha criar nova Package.
7 – Preencha as propriedades da nova Package como na figura abaixo:
8 – Associe a nova Package a Request que acabamos de criar.
9 – Ainda no Abap WorkBench crie um novo programa chamado ZDEVTOQAS e o inclua em nossa nova Package.
10 – No editor, escreva o código fonte encontrado logo abaixo.
11 – Após compilar, ativar e testar o programa, entre na transação SE03 para conferir se esta tudo OK com nossa Change Request.
12 – Clique em Find Request e busque pela sua Request para ver seu conteúdo.
13 – Selecione sua Request e clique no ícone de transporte chamado Release Directly.
14 – Efetue Logoff do cliente de desenvolvimento 200 e efetue um Login no cliente de qualidade 300, entre na transação SCC1, e selecione o cliente de desenvolvimento e a Request que pretende transportar.
15 – Clique no botão Start Immediately para iniciar o transporte ou você pode optar por executar este procedimento em background.
16 – Após o termino do transporte clique em sair e você recebera um relatório com o contendo o resumo de seu transporte.
Obs:
Programas são Client-Independent e não é necessário transportar programas dentro de um mesmo servidor de aplicação, normalmente se transporta programas para outros servidores como o QAS e o PRD.
Na imagem abaixo segue uma pesquisa executada em cima do banco de dados NSP do NetWeaver 7, onde podemos ver que a tabela responsável pelo diretório de programas não possui o campo chave MANDT.
Exemplo:
Programa básico para ser transportado do ambiente de desenvolvimento para o ambiente de qualidade.
Abap
*&---------------------------------------------------------------------* *& Report ZDEVTOQAS *& *&---------------------------------------------------------------------* *& Desenvolvimento Aberto *& Desenvolimento para Qualidade *&---------------------------------------------------------------------* REPORT ZDEVTOQAS. Write : / 'Este programa será transportado para o client QAS-300'.