Em matemática, ciência da computação, linguística, e filosofia um TUPLE é uma lista ordenada de elementos. Na teoria dos conjuntos, um (ordenado) n-tuple é uma sequência (ou lista ordenada) de n elementos, onde n é um número inteiro não negativo.
Em linguagens de programação, tais como Python, um TUPLE (pronuncia TUH-pul) é um conjunto ordenado de valores. O separador para cada valor é uma vírgula. Os usos comuns para o TUPLE como um tipo de dados são:
- A passagem de uma série de parâmetros a partir de um programa para outro.
- A que representa um conjunto de atributos de valor em um banco de dados relacional. Tuplas podem conter uma mistura de outros tipos de dados.
Uma tupla (em português) é uma sequência de valores. Os valores podem ser de qualquer tipo, e eles são indexados por números inteiros, então nesse aspecto tuplas são muito parecidas com listas. A diferença importante é que as tuplas são imutáveis.
Sintaxe:
tuples = ( 0, “STRING”)
Exemplo:
Neste exemplo utilizamos uma tupla para passar parâmetros para exibir uma simples saída de tela.
#!/usr/bin/env python # -*- coding: latin-1 -*- # Desenvolvimento Aberto # tuplas.py # Importa OS import os # Importa Cores from termcolor import colored # Limpa a tela os.system("clear") # Declara variave Tuples # Tuples é otimo para enviar parametros t = (10,20,70,"blue","yellow","red","green","white","cyan") # Monta saida de tela usando tuplas print colored("Lista\n".center(t[2]), t[4]) print colored("codigo".rjust(t[0]), t[3]), colored("Banda".rjust(t[1]), t[3]), colored("Album".rjust(t[1]), t[3]), colored("Vendas\n".rjust(t[1]), t[3]) print colored("14242".rjust(t[0]), t[7]), colored("Metallica".rjust(t[1]), t[6]), colored("Load".rjust(t[1]), t[8]), colored("(0) Zero\n".rjust(t[1]), t[5]) print colored("14245".rjust(t[0]), t[7]), colored("Metallica".rjust(t[1]), t[6]), colored("Kill \'em All".rjust(t[1]), t[8]), colored("5.000.000".rjust(t[1]), t[5])