Instalando o Apache Maven no openSuse – KDE – Linux

Publicado: 22 de novembro de 2015 em Java, Linux

O Apache Maven é uma ferramenta de gerenciamento de projetos de software e compreensão de pacotes. Baseado no conceito de um modelo de objeto do projeto (POM), O Maven pode gerir um projeto de construção (compilação), elaboração de relatórios e documentação de uma única central de informações.

Um Project Object Model, fornece todas as configurações para um único projeto. A configuração geral cobre o nome do projeto, seu proprietário e suas dependências de outros projetos. Também pode configurar fases individuais do processo de construção, que são implementados como plug-ins. Projetos maiores poderiam ser divididos em vários módulos, ou subprojetos, cada um com seu próprio POM. Cada um pode então escrever um POM raiz através do qual pode-se compilar todos os módulos com um único comando.

O Maven utiliza templates chamados de Archetypes ou arquétipos que são um conjunto de ferramentas de modelagem do projeto Maven. Um arquétipo é definido como um padrão ou modelo inicial a partir da qual todos os outros objetos do mesmo tipo são feitos contemplando as melhores praticas para cada modelo. Os Arquétipos ajudam autores a criar modelos de projeto Maven para os usuários, e oferece aos usuários os meios para gerar versões parametrizadas desses modelos de projeto.

Versões mais modernas do Eclipse já contemplam uma instalação para criar projetos Maven, mas não habilita comandos no ambiente de console do Linux, siga os passos abaixo para instalar o Maven para ser utilizado pela linha de comando no console, isto é muito versátil quando você precisa instalar arquivos jar no repositório do Maven.

Maven: https://maven.apache.org/

Instalando o Apache Maven no Linux openSuse

1 – Abra o console do Linux e digite as seguintes linhas de comando:


java -version

cd Downloads

tar xvzf apache-maven*.tar.gz -C /tmp/

sudo su

rm /home/[myUser]/Downloads/apache-maven*bin.tar.gz

chown -R root:root /tmp/apache-maven*

mv /tmp/apache-maven* /opt/

exit

kdesu kwrite $HOME/.bashrc

//*** Adicione a linha abaixo dentro do arquivo no kwrite e salve (vide imagem)
//export PATH=$PATH:/opt/apache-maven-3.3.9/bin/
//****
source $HOME/.bashrc

mvn -version

Os comando acima tem a seguinte ação

  • Verifica se você possui o Java (Obrigatório).
  • Abre a pasta de download do usuário, descompacta o arquivo em um diretório temporário.
  • Eleva direitos de super usuário, atribui propriedade ao usuário, exclui o arquivo baixado e move a instalação para o diretório correto.
  • Abre o arquivo de configuração do Linux usando a GUI para que você o altere e aplique as alterações no sistema.
  • Testa o Maven instalado.
Instalar Maven

Instalar Maven

Você deve adaptar os comandos de acordo com a realidade do arquivo binário do Maven no qual baixou e o usuário do seu sistema operacional.

2 – Atente-se para a alteração no arquivo bashrc e coloque a linha para inserir o caminho do Maven a variável de ambiente $PATH. Apos completar todos os comandos você deve obter a versão do Maven  indicando que a instalação foi um sucesso:

Maven -version

Maven -version

O Apache Maven foi instalado com sucesso no seu openSuse e você já pode utilizar o Maven através da linha de comando no console.

Deixe um comentário