APEX – Oracle RAD for Web – Application Express Development – Parte 5 – Linux

Publicado: 22 de outubro de 2014 em Linux, Sql

O Apex possibilita criar aplicações de banco de dados permitem que os desenvolvedores tenham total controle sobre todos os aspectos do processo de desenvolvimento e das funcionalidades do aplicativo final. Com aplicações de banco de dados, os desenvolvedores podem aproveitar diretamente suas habilidades de programação PL/SQL. Aplicações de banco de dados usam o controle declarativo sobre o controle de fluxo e suporte a controles de interface de usuário completa através do uso de modelos e temas.

Paradigma de Programação Declarativa

Programação declarativa é um paradigma de programação baseado em programação funcional, programação lógica ou programação restritiva. A definição determina que um programa é declarativo se descreve o que ele faz e não como seus procedimentos funcionam. Dessa forma, linguagens de marcação são declarativas pois descrevem o que são suas estruturas e não como elas serão utilizadas. A linguagem declarativa é um tipo de linguagem de programação , onde descreve quais são as metas de uma tarefa, sem escrever o código para realizar tal tarefa.

Criando uma Aplicação com APEX

Toda aplicações Web possui uma navegação e um controle de fluxo. O Oracle Application Express fornece componentes internos para simplificar o desenvolvimento e manutenção de controles de navegação. Navegação é controlada utilizando as tags declarativas de um ou dois níveis. A seguir vamos criar uma aplicação à partir do zero.

1 – Clique no menu Application Builder e escolha uma aplicação do tipo Database e clique em próximo:

Application Builder

Application Builder

2 – Escolha uma descrição e um nome numérico para sua aplicação, marque a opção From Scratch, escolha o esquema do banco de dados e clique em próximo:

Nome da Aplicação

Nome da Aplicação

3 – Escolha um tipo de aplicação e crie uma pagina inicial chamada home e clique em próximo:

Adicionar Página

Adicionar Página

4 – Escolha o fluxo de navegação da pagina, marque One Level of Tab e clique em próximo:

Fluxo de Navegação

Fluxo de Navegação

5 – Não vamos primeiramente compartilhar nenhum componente entre aplicações, então selecione a opção, não, e clique em próximo:

Compartilhamento de Componentes

Compartilhamento de Componentes

6 – Escolha o esquema de autenticação Application Express, a língua da aplicação e o formato da data e clique em próximo:

Autenticação - Língua - Formato da Data

Autenticação – Idioma – Formato da Data

7 – Escolha um tema para sua aplicação e clique em Create:

Temas

Temas

8 – Sua aplicação foi criada com sucesso! Clique em Edit Application Properties para alterar as propriedades da aplicação:

Aplicação - Oracle Apex

Aplicação – Oracle Apex

9 – Clique no menu Global Notification para adicionar uma mensagem global no cabeçalho de sua aplicação e aplique as mudanças:

Global Notification

Global Notification

10 – Clique em Run para rodar sua aplicação, e autentique-se com um usuário valido:

Login

Login

11 – Sua aplicação criada do zero está rodando com sucesso, entretanto possui  apenas uma pagina vazia:

Aplicação Apex

Aplicação Apex

Agora você pode utilizar os recursos do Oracle de Forms e Reports para criar robustas aplicações web integradas com o banco de dados Oracle. Você pode definir Forms que permitem a entrada de dados para uma ampla veracidade de casos de uso, incluindo: Master-Detail, tabular , Forms em Web Services, Forms em Tabelas, Forms sobre Stored Procedures e Wizard Forms.

Você também pode criar relatórios interativos que permitem que os usuários finais os personalizem. Os usuários podem criar múltiplas variações do relatório e salvá-los como relatórios nomeados, com saída para arquivos delimitados por vírgula ou imprimi-los em documentos PDF. Relatórios interativos suportam: Seleção de colunas, filtros, classificação, quebras, destaques, colunas calculadas, gráficos e vários outros recursos.

Para acessar o post anterior para o Apex clique aqui.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s