APEX – Oracle Rapid Application Development for Web – Parte 1 – Linux

Publicado: 20 de outubro de 2014 em Linux, Sql

O Oracle Application Express (APEX) é um ambiente de desenvolvimento de software baseado na web que roda em um banco de dados Oracle. O APEX vem como padrão em todas as edições banco de dados Oracle, à partir do Oracle 11g, é instalado por padrão como parte do núcleo do banco de dados.

As aplicações Apex podem ser executadas no Oracle Express Edition, o banco de dados livre (XE) da Oracle com limite de 11 GB de dados e uma CPU, a Oracle também fornece hospedagem gratuita de aplicações demos em um workspace criado por você em uma conta gratuita da Oracle.

O APEX foi desenhado para construir aplicações web complexas que podem ser usadas na maioria dos navegadores modernos. O ambiente de desenvolvimento APEX também é baseado em browser. O APEX possui varias vantagens por ser parte do núcleo do banco de dados Oracle, por exemplo, os DBAs já familiarizado com PL/SQL podem usar o seu conjunto de habilidades para desenvolver aplicações web usando o conceito de criação de maquetes utilizando temas pré-construídos. Com a fácil implementação e sua arquitetura o usuário final somente precisa abrir uma URL para acessar um aplicativo APEX que pode ser implantado em laptops, servidores autônomos, ou instalações do Oracle RAC.

Configurando uma Conta APEX

Para utilizar o APEX precisamos de um banco de dados Oracle igual ou superior a versão 11g, escolhemos a versão livre do Oracle chamada Oracle XE 11g R2, caso ainda não tenha instalado o Oracle em seu computador, utilize o walkthrough para seu sistema operacional:

Oracle XE – Windows : Oracle XE 11g

Oracle XE – Linux: Oracle XE 11g

1 – Abra  no seu navegador a interface de administração do Oracle utilizando o respectivo ícone “Conceitos Básicos” instalado no menu de sua interface gráfica:

Oracle - Interface de Administração Web

Oracle – Interface de Administração Web

2 – Clique no menu Application Express e entre com o usuário SYSTEM e a senha configurada na instalação do banco de dados:

SYSTEM

SYSTEM

3 – O APEX possui um ambiente rápido de desenvolvimento completo e seu conceito é baseado em Workspaces, ou seja para cada Workspace você pode ter vários usuários desenvolvendo aplicações em diferentes esquemas do banco de dados Oracle. Para cada Database User você precisa definir um Workpace e uma senha:

Database User - Workspace - Password

Database User – Workspace – Password

4 – Após seu Workpace ser criado com sucesso, um link será exibido para que você possa acessa-lo diretamente:

Workspace criado com sucesso

Workspace criado com sucesso

5 – Efetue um Login no seu Workspace para acessar a IDE de desenvolvimento de aplicações do APEX:

Workspace - Login

Workspace – Login

6 – Pronto! Você já esta conectado em seu Workspace e pronto para criar aplicações web direto do seu navegador utilizando o banco de dados Oracle:

Oracle Application Express

Oracle Application Express

O APEX é uma suíte completa de desenvolvimento Oracle para WEB utilizando PL/SQL, para saber mais sobre como criar aplicações utilizando o Oracle Application Express veja todos os post desta série.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s