Usando o IBM Data Studio e conectando ao IBM DB2 Express-C

Publicado: 6 de maio de 2014 em Sql

Muitos desenvolvedores inclusive aqueles mais experientes podem encontrar algumas dificuldades para usar o DB2 pela primeira vez, isto se deve pela diferença de conceito entre o DB2 e os outros bancos de dados. Este post tem como objetivo o facilitar o primeiro contato entre o desenvolvedor e o banco de dados IBM DB2, mais tarde nos aprofundaremos nos conceitos do DB2. Um erro comum encontrado pelos desenvolvedores ao usar o DB2 é na escrita de scripts SQL, para quem esta acostumado com Oracle ou MSSQL pode encontrar alguma dificuldade no inicio pelo conceito e a sintaxe se deparando com o erro: SQLCODE=-204, SQLSTATE=42704.

Requisitos:

Você precisa já ter completado a instalação do servidor de banco de dados IBM DB2 Express-C e a ferramenta IBM Data Studio, você encontra um walkthrough de como instalar este dois softwares em nossa categoria SQL.

Conectando ao DB2 Usando o IBM Data Studio

1 – Vamos conectar no servidor DB2, criar um novo banco de dados, criar uma novo esquema, uma nova tabela e usar as quatro operações básicas do banco de dados. Para isto abra o IBM Data Studio:

IBM Data Studio

IBM Data Studio

2 – Expanda o servidor localhost e clique no node DB2 ou 50000 com o botão direito e crie um novo banco de dados chamado DEVA, quando questionado sobre o usuário use db2admin e senha que configurou na instalação do servidor,  use a figura abaixo para referencia:

Banco de dados

Banco de dados

3 – Após criar o banco vá para o node Esquemas e crie um novo esquema chamado DA, quando você cria um novo objeto no DB2 ele anuncia que este objeto será adicionado a um novo plano de mudança, após criar o esquema clique em salvar :

Esquema

Esquema

4 – No node Tabelas clique com o botão direito do mouse e escolha criar uma nova tabela, crie a nova tabela com os campos e tipos como na imagem abaixo e salve:

Tabela Blog

Tabela Blog

5 – No node Planos de mudança você vera um ou mais planos de mudança criados automaticamente ao criar ou alterar um objeto do DB2, você precisa implementar as mudanças para que tenham efeito ou elas serão simplesmente descartadas. Clique com o botão direito em cima do seu plano de mudança e escolha a opção Revisar e Implementar:

Plano de Mudança

Plano de Mudança

6 – Após a implementação de suas mudanças você está apto a usar os objetos criados, veja que quando você implementa uma mudança do banco uma tela lhe mostrara o script SQL usado para esta mudança:

Implementação - Script SQL

Implementação – Script SQL

7 – Na barra de ferramentas clique em Novo Script SQL e use os scripts abaixo para efetuar as quatro operações básica no banco de dados DB2:

Scripts SQL

Scripts SQL

Exemplos:

Para testar utilize os seguintes scripts:

DB2-Sql

Inserir Dados

insert into DA."Blog" values
( 1,
  'Desenvolvimento Aberto',
  'desenvolvimento.aberto@live.com',
  'https://desenvolvimentoaberto.wordpress.com/');

Selecionar Dados

select * from DA."Blog";

Alterar Dados

update DA."Blog" set DA."Blog"."Descricao" = 'DESENVOLVIMENTO ABERTO'
where DA."Blog"."Codigo" = 1;

Excluir Dados

delete from DA."Blog"
where DA."Blog"."Codigo" = 1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s