Executa a declaração e expressão de laço repetidamente, até que a condição da expressão se torna falsa. A instrução for em Python difere um pouco do que você pode estar acostumado em C ou Pascal. Ao invés de sempre interagindo sobre uma progressão aritmética de números (como em Pascal), ou dando ao usuário a capacidade para definir tanto o passo e a condição de parada (como C), Python itera a declaração sobre os itens de qualquer sequência (uma lista ou uma string), na ordem em que aparecem na sequência.
O que o texto acima quer dizer é que o conteúdo dos laços do Python são definidos pela identação do bloco de código ao contrario das outras linguagens em que o conteúdo laços é definido por marcação de inicio e fim.
Você pode visualizar a diferença entre o comando for Python e de outras linguagens clicando aqui
No exemplo a seguir vamos diferenciar os números primos dos números compostos
Python
#!/usr/bin/env python # -*- coding: latin-1 -*- # Desenvolvimento Aberto # decisao.py # Importa OS import os # Limpa a tela os.system("clear") # Coleta um numero numero = raw_input("Digite um numero:") # Converte para inteiro numero = int(numero) # Cria um laço com o numero escolhido for n in range(2, 10): for x in range(2, n): if n % x == 0: print n, "é um numero composto" break else: print n,"é um numero primo"
A segunda linha # -*- coding: latin-1 -*- parametriza um code page único e previne erros de codificação pois quando você cruza plataformas arquivos com codificações diferentes independente da sintaxe correta contém caracteres invisíveis que são identificados como erro pelo interpretador do sistema operacional nativo.