Introdução ao Desenvolvimento de Código Aberto – Open Source

Publicado: 24 de janeiro de 2014 em Introdução

DESENVOLVIMENTO ABERTO

Introdução

Bem-vindo, aqui você encontra um completo walkthrough de como instalar cada software utilizado neste site incluindo: as IDEs de desenvolvimento para cada linguagem de programação, a iniciação nas linguagens de programação mais utilizadas atualmente, uma coletânea de projetos avançados de fonte aberto direcionados a certas técnicas e tecnologias e mais de 600 programas de exemplos de nível iniciante para o nível avançado, escritos em varias linguagens de programação e scripts para Windows, Linux e OS X. Junte-se a nós, aprenda, ensine e participe da nossa comunidade de desenvolvedores e de nossos futuros projetos de código aberto.

Os primeiros passos da programação: Hello World!

Os programas “Hello World” são uma tradição na programação de computadores. A primeira instância de um programa de computador que imprimiu “Hello World” ocorreu em 1973, em um livro chamado A Introdução Tutorial para a Linguagem B, por Brian Kernighan. Desde então, o programa “Hello World” foi escrito para quase todas as línguas de programação. Listas da Wikipedia contém mais de 170 programas “Hello World” escritos em linguagens de 4GL e ActionScript até para UNIX shell e XUL.

Hello World: Programas Hello World
Listagem: Hello World A-Z

Como Aprender a Desenvolver Softwares Neste Site

Cada apresentação é um post, os posts são divididos em categorias, cada categoria possui diversos posts relacionados e sequenciais, onde o post mais recente vem em primeiro lugar seguindo uma linha do tempo.

Nos primeiros posts estão contidos informações de como instalar e como utilizar IDEs para programação da linguagem de sua preferencia, também como instalar servidores web e servidores de banco dados, incluindo ferramentas para scripts SQL ou HTML/CSS, no caso de desenvolvimento para a internet.

Em sequencia estão informações de como desenvolver programas básicos com saída para o console, continuando a linha do tempo de posts estão os conceitos de programação Orientada a Objeto,  interface de programação de aplicativos (API), componentes para aplicações visuais, programação para navegadores web, frameworks, programação com banco de dados, programação de tecnologia Cloud (Computação nas nuvens) e seguindo em frente atingindo tópicos avançados, como desenvolvimento de servidores e aplicações em três camadas e assim por diante.

Em sua maioria, cada post possui uma curta teoria e um código fonte, onde a teoria e o código tratam especificamente da questão anunciada no titulo do post, cada código fonte é um pequeno programa e faz referencia apenas ao que é relacionado ao titulo do post atual e claro aos posts anteriores, portanto não teremos uma aprendizagem complexa não importando o grau de dificuldade de cada post, cada técnica sempre será unitária e fácil de aprender.

Desenvolvemos uma técnica de ensino usando os princípios de metodologias de gerenciamento de projetos de software profissional, onde se aprende separadamente cada técnica ou instrução sempre de forma unitária e continua para posteriormente integrarmos o conhecimento adquirido tornando o desenvolvedor apto a utilizar nossos futuros projetos de código aberto.

Em nosso método é possível aprender apenas uma linguagem de programação por vez ou até cinco linguagens ao mesmo tempo, os posts são ideais para iniciantes ou para desenvolvedores que já conhecem alguma linguagem da qual esta incluída em nosso método e querem aprender outra linguagem de programação, ou usar os posts como referencia para transportar código de uma linguagem para outra. Todos os programas postados são escritos igualmente em todas as línguas incluídas em nosso método, possibilitando o desenvolvedor escolher e comparar as técnicas usadas, tempo de desenvolvimento e tamanho do código de diferentes línguas para chegar ao mesmo objetivo.

O código fonte de exemplo contem comentários relacionados a teoria postada e é parte indispensável do aprendizado.  Recomendamos que o usuário leia e entenda o código fonte, para este processo é de grande ajuda compilar e debugar cada um dos códigos fonte usando a IDE especifica.

Caso queira procurar um post especifico dentro do site, basta usar a busca, primeiro item do lado esquerdo do menu. Você pode digitar as palavras chaves que deseja, pois cada post contém em seu titulo as palavras chaves, objetos, técnicas,  métodos e eventos de cada linguagem de programação ou sistema operacional utilizado.

Termos de uso e outras informações: Desenvolvimento Aberto

Desenvolvimento

Todas as linguagens e técnicas disponibilizada neste site são multi plataforma, isto quer dizer que você pode programar no sistema operacional de sua preferencia, salvo alguns casos como linguagens da Microsoft que necessita de Framework de terceiro para poder ser utilizada em outras plataformas além do sistema operacional Windows.

A maioria das ferramentas utilizadas para desenvolvimento neste site possue versões ou ferramentas similares para Windows, Linux e OS X, portanto todos os códigos e aqui postados são multi plataforma.

Mono (.net cross-plataform)

Mono é uma implementação open source do. NET Framework da Microsoft, com base nos padrões ECMA para C # e Common Language Runtime. Mono pode ser utilizado de plataformas como Linux ou IOS.

Projeto: http://www.mono-project.com/


Contato

Informações, Parcerias, Duvidas e Sugestões:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s