Aqui está a principal diferença entre o Django e outros frameworks para web que utilizam o Pattern MVC, o Template Django é uma cadeia de texto que pretende separar a apresentação de um documento de seus dados. Um Template possui sua própria linguagem e contém variáveis, que são substituídas com valores quando o Template é avaliado e também contem tags, que controlam a lógica do Template.
Muitos outras linguagens permitem que você escreva código embutido no HTML, está técnica é chamada em algumas linguagens de In-line code, que especifica o código do servidor que está diretamente incorporado em uma página da Web, entretanto o sistema de Template do Django é destinado a expressar a apresentação, não a lógica do programa.
Template: https://docs.djangoproject.com/en/1.7/intro/tutorial03/
Criando Um Simples Template Django
Um Template é um arquivo texto que pode ser tipo HTML ou qualquer outro tipo de arquivo de texto (txt, xml, csv) e que pode conter a linguagem de Template do Django.
Podemos dizer que uma View do Django pode atuar como um controlador que especifica o Template a ser utilizado, ou a View também pode atuar como uma View se o desenvolvedor utilizar código dinâmico para exibir uma pagina HTML dispensando o uso do Template. Apesar de possível e em alguns casos resolver a situação, este método não é indicado, por vários motivos e o mais obvio deles é partir do principio que escrever código Python e projetar o design HTML são duas disciplinas diferentes e em um ambiente profissional que preze as boas praticas estes trabalhos são feitos por equipes diferentes.
1 – Crie um projeto e uma aplicação Django e crie uma pasta estática onde colocaremos os templates. Na raiz do projeto adicione uma pasta chamada static e dentro dela uma pasta chamada template:
2 – Na pasta template crie um arquivo HTML chamado devaberto.html:
4 – Abra o seu arquivo settings.py e adicione a linha abaixo no final do arquivo. No arquivo url.py desmarque o comentário da primeira url do exemplo e adicione o nome da sua aplicação onde se localiza a sua View, use a figura abaixo para referencia:
5 – Modifique sua View de acordo com o código abaixo e inicie o servidor Django, você pode utilizar esta imagem para conferir a estrutura de pastas do seu projeto:
6 – Após utilizar o código abaixo para cada respectivo arquivo e salvar, digite a url do servidor:
Exemplo:
Neste exemplo criamos um projeto e uma aplicação Django e definimos uma pasta estática para guardar os templates HTML e utilizamos a View para controlar o acesso ao Template.
Python
Settings.py (adicionar ao final)
# Django - Templates TEMPLATE_DIRS = (os.path.join(BASE_DIR, "static", "template"),)
View.py
from django.shortcuts import render, render_to_response, RequestContext # Exibe View def home(request): return render_to_response("devaberto.html", locals(), context_instance = RequestContext(request))
devaberto.html
<!DOCTYPE html> <html lang="en"> <head> <meta charset="utf-8"> </head> <body> <div> <header> <h1>Desenvolvimento Aberto</h1> </header> <nav> <p> <a href="/">Home</a> </p> </nav> <div> <p> Olá, Este é um template Django. </p> Você pode adicionar tags do Django Template Language para manipular a página HTML utilizando o Python. </div> <footer> <p> Copyright by Desenvolvimento aberto </p> </footer> </div> </body> </html>