O GlassFish é a primeira implementação mundial da plataforma Java Enterprise Edition, sendo referência da plataforma e, como tal, suporta EJB, JPA, JSF, JMS, RMI, JSP, servlets, etc. Isto permite aos desenvolvedores criar aplicativos empresariais que são portáteis e escaláveis, e que se integram com tecnologias legadas . Componentes opcionais também podem ser instalados para serviços adicionais.
O GlassFish é baseado em código fonte liberado pelo sistema de persistência TopLink da Sun e Oracle Corporation. Ele usa um derivado do Apache Tomcat como o contêiner Servlet para servir conteúdo Web, com um componente adicional chamado Grizzly que usa Java New I/O (NIO) para escalabilidade e velocidade.
A versão com suporte é chamado o Oracle GlassFish Server. O GlassFish é um software livre, com regido sob duas licenças de software livre: o Common Development and Distribution License (CDDL) e da Licença Pública Geral GNU (GPL).
Glassfish OpenSource Edition: https://glassfish.java.net/download.html
Oracle Glassfish Server: http://www.oracle.com/technetwork/middleware/glassfish/overview/index.html
Instalando o Glassfish Open Source Edition
Antes de baixar o Glassfish verifique se já não o possui pois ele é instalado através de vários pacotes Java EE, inclusive com o a IDE NetBeans, ele está localizado na pasta arquivos de programas.
1 – Caso não o possua você deve efetuar o download e descompacta-lo na pasta de sua preferencia:
2 – O Glassfish roda na porta 8080, caso já possua um servidor rodando nesta mesma porta, você precisa reconfigurar a portar para o glassfish. No diretório de sua instalação glassfish\domains\domain1\config abra o arquivo domain.xml e mude as portas, utilize a imagem abaixo para referencia. Caso não tenha nenhum outro servidor utilizando a porta 8080 ignore este passo:
3 – Na pasta glassfish\bin utilize este comando para iniciar o servidor: asadmin start-domain:
4 – Para testar abra o seu navegador e insira o endereço do servidor local com a porta que você definiu:
Pronto! Seu servidor Glassfish já esta funcionando corretamente, você pode instalar as ferramentas para o Eclipse e criar suas aplicações. Para saber como instalar o Glassfish Tools for Eclipse clique aqui.