A Microsoft mudou como empresa e está se tornando mais aberta e decidiu contribuir e firmar parcerias com as comunidades de código aberto e promover a interoperabilidade para tornar mais fácil e se tornar menos onerosa para os clientes que pretendem desenvolver e gerenciar ambientes de TI mistos. A Microsoft pretende participar ativamente do processo de definição de padrões e prestar apoio aos padrões já estabelecidos, em seus produtos emergentes.
A parceria se estende deste linguagens de programação como Java, Python e Ruby, programação para web como PHP e Drupal, tecnologia de servidores como Apache e Node.JS, servidores de banco de dados como MongoDB e até com o sistema operacional Linux, como a aliança firmada com a distribuição SUSE.
Suse/Microsoft: https://www.moreinterop.com/
Os membros mais céticos da comunidade Open Source ainda veem a entrada da Microsoft na comunidade com desconfiança devido a sua tradição de “parcerias” que resultaram em melhorias ou vários novos produtos muito rentáveis para seu casting e podemos citar alguns itens do seu tradicional histórico na qual mais recebeu do que contribuiu, como a parceria com a Sybase que resultou no Microsoft SQL Server, o Visual J++ e J# (Java .NET) que não foi endossado ou aprovado pela Sun Microsystems, a parceria com a SAP que ainda rende bons frutos adaptando o Windows Server e o MSSQL a nível empresarial para suportar sistemas críticos de grande porte que cujo o know-how adquirido ainda rendeu o extinto Solomon e seu atual ERP chamado Dynamics, entre inúmeras outras parcerias.
Microsoft Openness: http://www.microsoft.com/en-us/openness/default.aspx
Python Tools for Visual Studio
O Python Tools for Visual Studio é um plugin de código aberto gratuito que transforma o Visual Studio em uma IDE Python. O PTVs suporta CPython, IronPython, edição, navegação, Intellisense, misturado Python com C++, suporta depuração, acesso remoto ao sistema operacional Linux e MacOS para depuração, profiling, IPython, Django e computação em nuvem com bibliotecas do cliente para Windows, Linux e MacOS. O Python Tools for Visual Studio foi projetado, desenvolvido pela Microsoft e pela sua comunidade de código aberto.
PyTools: http://pytools.codeplex.com/
1 – Para instalar baixe o plugin pelo VS ou pelo site da Codeplex, abra o arquivo de instalação como administrador:
2 – Clique em instalar para iniciar a instalação:
3 – Clique em Finish quando a instalação tiver sido concluida:
4 – Nós presumimos que você já tenha a instalação do Python no seu computador, caso ainda não tenha acesse o link abaixo e instale a versão adequada para seu proposito, caso queira utilizar a tecnologia Google Cloud com Python, somente a versão 2.7.8 é suportada:
Python: https://www.python.org/download
Abra o Visual Studio e crie um novo Projeto do Tipo Python e escolha um projeto do tipo, Python Application:
5 – Digite o código abaixo e compile o programa:
Pronto, você já pode utilizar a tecnologia Python da IDE Microsoft Visual Studio, para instruções completas de todos os recursos da ferramenta e utilize a documentação oficial:
Documentação: http://pytools.codeplex.com/documentation
Exemplo:
Neste exemplo compilamos um simples programa criado no sistema operacional Linux com a interface visual nativa do Python chamada Tkinter.
Python
#!/usr/bin/env python # -*- coding: latin-1 -*- # Desenvolvimento Aberto # visual.py # importa modulo from Tkinter import * # Cria formulario formulario = Tk() # Cria um variavel de Texto. texto = "Desenvolvimento Aberto\n\n" + \ "Hello World\nTkinter!!!!" + \ "\n\nVisual Studio" # Cria um novo label rotulo = Label(formulario, text = texto) # Retira espaço desocupado na janela rotulo.pack(padx=20, pady=20) # Roda o loop principal do tcl mainloop()