Instalando o Mono – Opensource – C# .Net Framework – Linux

Publicado: 28 de agosto de 2014 em Linux

O .Net Framework da Microsoft é uma plataforma de software projetado para permitir que os desenvolvedores criem facilmente aplicações multi-plataforma, entretanto o suporte oficial da Microsoft limita-se ao sistema operacional Windows. Para que possamos portar aplicativos escritos em .Net Framework para outras plataformas além do Windows como, Linux, Mac OS X, iPhone OS, Oracle Solaris, FreeBSD e outros, precisamos utilizar a plataforma chamada Mono que é patrocinada pela empresa Xamarin. Podemos utilizar ainda uma IDE de desenvolvimento Open Source chamada MonoDevelop para criar programas em qualquer linguagem suportada pelo .Net Framework.

O que é Mono?

Mono é uma implementação open source do .NET Framework da Microsoft com base nos padrões ECMA para C# e Common Language Runtime. Uma família crescente de soluções e uma comunidade ativa e entusiasta que contribui e está ajudando o Mono a se posicionar como a principal escolha para o desenvolvimento de aplicações multi-plataforma.

Mono: http://www.mono-project.com/

O que é MonoDevelop?

É uma IDE multi-plataforma projetada principalmente para C# e outras linguagens .NET. O MonoDevelop permite aos desenvolvedores escrever rapidamente aplicações desktop e Web ASP.NET no Linux, Windows e Mac OSX. O MonoDevelop torna fácil aplicativos .NET que foram criados com o Visual Studio serem portados para Linux e Mac OSX mantendo uma única base de código para todas as plataformas.

MonoDevelop: http://monodevelop.com/

Instalando o Mono e o MonoDevelop

1- Para instalar o Mono no sistema operacional Linux podemos utilizar um PPA da Canonical para Ubuntu. Abra o terminal e digite os seguintes comandos:


sudo apt-get install software-properties-common
sudo add-apt-repository ppa:inizan-yannick/mono
sudo apt-get update
sudo apt-get install mono-devel

Mono -V para ver a versão

Mono -V para ver a versão

2 – Podemos instalar o MonoDevelop de um modo fácil pela GUI do Ubuntu, clicando no primeiro ícone do menu (pesquisa) e escrevendo a palavra “central”:

Pesquisa Ubuntu

Pesquisa Ubuntu

3 – Abra a Central de programas do Ubuntu e digite a palavra MonoDevelop, em seguida selecione o programa e clique em instalar:

Instalando o MonoDevelop

Instalando o MonoDevelop

4 – Após o termino da instalação abra o programa pelo ícone do Mono, que foi adicionado automaticamente ao menu e escolha criar uma Solução de Projeto Modo Texto, que é equivalente a um projeto de Console no Visual Studio:

Solução - Modo Texto

Solução – Modo Texto

5 – A Solução e o projeto serão criados contendo o código de um tradicional programa Hello World, modifique de acordo com o programa abaixo e rode a aplicação que será executada no terminal do Linux:

Programa C# - Linux

Programa C# – Linux

Agora você pode utilizar os programas da categoria C# e portar para a plataforma Linux ou MAC OSX, clique no link a seguir para saber mais sobre a portabilidade do .NET Framework para o Mono.

Portabilidade: http://www.mono-project.com/docs/getting-started/application-portability/

Exemplo:

Neste exemplo instalamos a plataforma Mono, instalamos a IDE MonoDeveloper e criamos um tradicional programa HelloWorld.

C#

using System;

namespace NetLinux
{
	class MainClass
	{
		public static void Main (string[] args)
		{
			Console.WriteLine ("Desenvolvimento Aberto!\n");
			Console.WriteLine ("Hello World Mono!");
		}
	}
}
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s