Introdução a Websites – Apache – BlueFish e Firefox – Triologias de Programação Web – Linux – JavaScript

Publicado: 23 de março de 2014 em JavaScript, Linux

Programar para Web consiste basicamente em duas triologias distintas, a primeira de ferramentas necessárias para criar e rodar um website, um Servidor Web, uma IDE de desenvolvimento de scripts e um Navegador para interpretar os scripts. A segunda triologia consiste nas técnicas básicas de desenvolvimento na qual o desenvolvedor deve conhecer os scripts: Html, Css e Javascript. Nosso objetivo aqui é programar websites direcionados para o sistema operacional Linux, mas o conteúdo deste Walktrhought é multiplataforma.

HTML

Abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto, é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML.

Todo documento HTML possui etiquetas (do inglês: tags), palavras entre parênteses angulares (< e >) ou sinal de menor e maior; essas etiquetas são os comandos de formatação da linguagem. Um elemento é formado por um nome de etiqueta (tag), atributos, valores e filhos (que podem ser outros elementos ou texto). Os atributos modificam os resultados padrões dos elementos e os valores caracterizam essa mudança.

CSS

Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS) é uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.

Em vez de colocar a formatação dentro do documento, o desenvolvedor cria um link (ligação) para uma página que contém os estilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Quando quiser alterar a aparência do portal basta portanto modificar apenas um arquivo.

JavaScript

É a linguagem de programação da Web. A esmagadora maioria dos sites modernos usam JavaScript, e todos os modernos navegadores web, desktops, jogos consoles, tablets e smartphones também usam JavaScript.

JavaScript foi criado pela Netscape nos primórdios da Web, e tecnicamente, o JavaScript é uma marca licenciada da Sun Microsystems comprada pela Oracle utilizado para desenvolver o Netscape agora Mozilla. A linguagem foi padronizada pelo selo europeu EMCA.

Firefox

Mozilla Firefox é um navegador livre e multiplataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. Anteriormente o navegador juntamente com o Mozilla Thunderbird, outro produto da Mozilla Foundation eram os destaques da mesma. Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito por voluntários.

O Firefox já vem instalado no Ubuntu, caso esteja usando outro sistema operacional visite:

http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/

HTTPD – Apache2 Web Server

O servidor Apache é o mais bem sucedido servidor web livre. Foi criado em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Numa pesquisa realizada em dezembro de 2007 , foi constatado que a utilização do Apache representa cerca de 47.20% dos servidores ativos no mundo. Em maio de 2010, o Apache serviu aproximadamente 54,68% de todos os sites e mais de 66% dos milhões de sites mais movimentados. É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos.

http://httpd.apache.org/

Como Instalar o Apache

Para instalar o Apache2 digite no terminal:


sudo apt-get install apache2

Para testar o apache entre no browser e digite o endereço: localhost

apache

BlueFish

Bluefish é um poderoso editor voltado para programadores e webdevelopers, com muitas opções para escrever websites, scripts e códigos de programação. Bluefish suporta muitas linguagens de programação e de marcação. Bluefish é um projeto de desenvolvimento de código aberto, lançado sob a licença GNU GPL.

Bluefish é uma aplicação multi-plataforma que roda na maioria dos sistemas operacionais de desktop, incluindo Linux, FreeBSD, Mac OS-X, Windows, OpenBSD e Solaris.

http://bluefish.openoffice.nl/

Como Instalar o Bluefish


sudo apt-get install bluefish

Depois de instalado o BlueFish deve parecer como a imagem abaixo:

bluefish

Estrutura HTML

  • <html>: define o início de um documento HTML e indica ao navegador que todo conteúdo posterior deve ser tratado como uma série de códigos HTML.
  • <head>: define o cabeçalho de um documento HTML, que traz informações sobre o documento que está sendo aberto.
  • <body>: define o conteúdo principal, o corpo do documento. Esta é a parte do documento HTML que é exibida no navegador. No corpo podem-se definir atributos comuns a toda a página, como cor de fundo, margens, e outras formatações.

Como Criar Um Website Em Um WebServer Apache Linux

  1.  Crie o diretorio: /home/user1/DesenvolvimentoAberto/Sites/devaberto, onde /home/user1 é o seu diretório do Linux.
  2. Abra o Blufish e selecione o diretorio devaberto.
  3. Crie um novo projeto chamado DesenvolvimentoAberto
  4. Escreva o código html abaixo e salve com o nome de index.html
  5. Clique no icone da barra de ferramentas chamado Antever no navegador, você deve obter um site como na imagem abaixo.hello
  6. Preste atenção no endereço da Url da imagem acima, você esta testando localmente no diretório definido por nós, agora precisamos efetuar um Upload do site para o servidor web Apache.
  7. Abra uma janela do terminal e digite a linha de comando: “sudo chown user1.users /var/www“, onde user1 é o seu usuário do Linux.
  8. Depois digite a segunda linha de comando: “sudo chown user1.users /var/www/index.html“.
  9. Dependendo da versão do Apache o arquivo index.html pode estar dentro da pasta html, adicione a pasta no caminho mostrado acima conforme sua versão do Apache.
  10. No menu Arquivo, clique em Upload/Download, coloque o diretório do site local no qual criamos na opção diretório local e o diretório remoto na opção seguinte.
  11. O diretório remoto em nosso caso é nosso servidor web, que por default esta localizado no sistema de arquivos Linux em: “/var/www“.
  12. Clique no botão Upload, use a imagem abaixo para referencia.upload
  13. Abra o Firefox e digite: localhost, você deve obter o site rodando no seu servidor web como na figura abaixo website

HTML

<html>
   <head>
      <title>Desenvolvimento Aberto</title>
   </head>
<body>
          Desenvolvimento Aberto

<br></br>

<h1>Hello World Wide Web!!!</h1>

</body>
</html>

Como aprender Html / Javascript neste site?

Após instalar o Apache e o BlueFish, no menu categorias clique em JavaScript e vá para o primeiro post, cada post contem uma teoria e um código fonte, siga os em ordem decrescente ou seja do ultimo para o mais recente, o post mais antigo contem as primeiras lições e como usar a IDE BlueFish, continue acompanhando o site para se atualizar e aprender mais sobre JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s