Até agora aprendemos os princípios do Java, suas classes, pacotes, apis, objetos, coleções e tudo mais. Toda nossa entrada e saída de dados era através do console, neste post vamos aprender como desenvolver programas visuais em Java.
O que é Swing?
Swing é o principal Java GUI Widget Toolkit. Faz parte das Classes do Oracle Java Foundation (JFC) – Uma API para fornecer uma interface gráfica do usuário (GUI) para programas em Java.
Swing foi desenvolvido para fornecer um conjunto mais sofisticado de componentes GUI do que o anterior Abstract Window Toolkit (AWT). O Swing proporciona um look and feel nativo que simula a aparência de diversas plataformas, e também suporta um look and feel pluggable que permite que os aplicativos tenham um Look sem ter relação com a plataforma subjacente. Ele tem componentes mais poderosos e flexíveis do que AWT. Além de componentes familiares, tais como botões, caixas de seleção e rótulos, Swing fornece vários componentes avançados, como painel com abas, painéis de rolagem, árvores, tabelas e listas.
Exemplo:
Neste exemplo vamos simplesmente criar uma janela vazia usando as APIs do Swing.
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
import javax.swing.SwingUtilities;
public class Formulario
{
public static void main(String[] args)
{
// Invoca Thread do Swing
SwingUtilities.invokeLater(new Runnable()
{
// roda o a janela
@Override
public void run()
{
// Cria a janela
JFrame formulario = new JFrame("Hello World");
// Seta o comportamento da janela
formulario.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
// Seta o tamanho da janela
formulario.setSize(400, 300);
// seta visibilidade da janela
formulario.setVisible(true);
}
});
}
}

