O que é um BOM programa?

Publicado: 18 de fevereiro de 2014 em Abap, C#, C/C++, Java, Python

Utilize Melhores praticas

Melhores práticas é uma expressão derivada do inglês best practices que denomina as técnicas identificadas como as melhores em termos de eficácia, eficiência e reconhecimento de valor para os envolvidos e afetados direta e ou indiretamente na realização de determinadas tarefas, atividades, procedimentos, ou até mesmo, na realização de um conjunto de tarefas, atividades, procedimentos devidamente agrupados ou integrados por um objetivo comum.

Best Pratices:

Sap: https://help.sap.com/bestpractices

Oracle: http://www.oracle.com/us/support/best-practices/overview/index.html?ssSourceSiteId=otnru

Microsoft: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms184412(v=vs.110).aspx

Python: http://www.python.org/dev/peps/pep-0008/

Leia os White Papers de suas Ferramentas

Um White Paper ou, em português, “Livro branco” ou “Relatório Branco”, é um documento oficial publicado por um governo ou uma organização internacional, a fim de servir de informe ou guia sobre algum problema e como enfrentá-lo. Os “White Paper” são utilizados para educar os leitores e ajudar as pessoas a tomar decisões. São usados na política e nos negócios. Também podem ser um informe governamental que descreve uma política, geralmente, a longo prazo.

White Papers:

Sap: http://scn.sap.com/docs/DOC-17149

Java: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/documentation/whitepapers-jsp-139357.html

Microsoft: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc736902(v=ws.10).aspx

Python: http://www.deitel.com/Default.aspx?tabid=768

Design Pattern

Em engenharia de software, design pattern é uma solução reutilizável geral para um problema que comumente ocorre dentro de um determinado contexto em design de software. Um design pattern não é um projeto acabado que pode ser transformado diretamente em fonte ou código de máquina. É uma descrição ou modelo de como resolver um problema que pode ser utilizado em diversas situações diferentes. Os padrões são formalizadas as melhores práticas que o programador deve implementar na aplicação.

Design Pattern:

Sap: http://wiki.scn.sap.com/wiki/display/ABAP/ABAP+Objects+Design+Patterns+-+Singleton

Oracle: http://www.oracle.com/webfolder/ux/applications/DPG/OBIEE/patterns/index.html

Microsoft: http://msdn.microsoft.com/library/cc467894.aspx

Python: http://www.python.org/workshops/1997-10/proceedings/savikko.html

Um bom programa

Correto / sem erros.

Fácil de entender.

Fácil de modificar / ampliar.

Bom desempenho (velocidade).

Consistência

Escrever código de forma consistente torna mais fácil escrever e entender.

Guia de “estilo” Programação :

  • Definir regras sobre como fazer as coisas .
  • Diretrizes de estilo “padrão” tem sido amplamente aceita.

Variáveis​​:

substantivos (Primeira letra minúscula, palavras subsequentes maiúscula).

ex: x, forma, altaPontuação, arquivoNome.

Métodos:

verbos (Primeira letra minúsculas palavras subsequentes maiúsculas).

ex: getSize (), desenhe (), desenheComCor ()

Classes:

substantivos (Primeira letra maiúscula )

ex: Forma, PaginaDaWeb, EnderecoEmail.

Melhor Design de Classe

  • Uma boa classe  é fácil de entender e usar.
  • Escreva campos e métodos privados por padrão.
  • Só escreva métodos público, se você precisar.
  • Se você precisar de acesso a um campo, escreva um Metodo:   public int GetBar () {return bar;}

Depuração (Debugging)

O processo de encontrar e corrigir um erro em um programa

Uma habilidade fundamental na programação

Bom Desenvolvimento em 6 Passos

Passo 1: Não cometer erros

  • Não introduzir erros em primeiro lugar.
  • Reutilização: encontrar o código existente que faz o que você quer.
  • Projeto: pense antes de escrever um código.
  • Melhores Práticas: procedimentos recomendados / técnicas para evitar problemas comuns.

Desing Pseudocódigo

Um alto nível, descrição compreensível do que o programa supostamente faz.

Não se preocupe com os detalhes, se preocupe com a estrutura.

Desing

  • Design visual de objetos, ou como o programa funciona.
  • Não se preocupe com notação específica, basta fazer algo que faça sentido para você.
  • Racunhar em um pedaço de papel é útil.

desenho

Passo 2: Encontre erros no início

Mais fácil corrigir os erros quanto mais cedo você encontrá-los.

  • Teste o seu projeto.
  • Use ferramentas para detectar possíveis erros.
  • Teste a sua implementação.
  • Confira seu trabalho.

Teste: Entradas importantes

Confira todos os “caminhos” através do programa.

Pense em um exemplo para cada um “caminho”.

Warnings (Compilador)

Ferramentas: Avisos (Advertências).

  • Advertências: pode não ser um erro, mas trate como se fosse.
  • Sugestão: sempre corrigir todos os avisos.
  • Verificações extras: encontrar bugs e ferramentas relacionadas.
  • O teste de unidade: Ferramentas facilitam o teste de unidade.

Passo 3: reproduzir o erro

  • Descobrir como reproduzir o erro.
  • Criar um caso de teste mínimo.
  • Volte para a versão de trabalho, e introduza mudanças uma de cada vez até que o erro desapareça.
  • Elimine o material extra que não é usado.

Passo 4: Gerar Hipótese

  • O que está acontecendo de errado?
  • O que pode estar causando o erro?
  • Questionar suas premissas: “possivelmente não pode ser  X”.
  • E se é, devido a alguma outra coisa?

Passo 5: coletar informações

  • Se x é o problema, como você pode verificar?
  • Precisa de informações sobre o que está acontecendo dentro do programa.

Passo 6: Examinar dados

  • Examine seus dados A sua hipótese está correta?
  • Corrigir o erro, ou gerar uma nova hipótese.
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