Em um navegador da web, um “bookmark” é uma URL salva como um site favorito, o famoso atalho para alguns browser CTRL + D. Se você marcar um javascript: URL, você está salvando um pequeno script, conhecido como um bookmarklet.
Um bookmarklet é um mini programa que pode ser facilmente lançado de menus e barra de ferramentas do navegador. O código em um bookmarklet funciona como se fosse um script na página e pode consultar e definir o conteúdo do documento, apresentação e comportamento. Enquanto um bookmarklet não retorna um valor, ele pode operar em qualquer documento que é exibido sem substituir esse documento com novos conteúdos.
Um link como este é útil quando codificado em uma página que está em desenvolvimento, mas torna-se muito mais útil quando armazenada como um favorito que pode ser executado em qualquer página.
Exemplo:
Neste exemplo escrevemos um código javascript utilizando o protocolo javascript:URL, note que esta URL JavaScript está escrita em várias linhas, mas o interpretador HTML a trata como uma única linha. Além disso, lembre-se que o código é parte de um atributo HTML em aspas simples, certifique-se que seu código não contenha nenhuma aspas simples. Tente salvar este link como um favorito e verá que ele poderá ser executado em qualquer pagina.
Html / Javascript
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Desenvolvimento Aberto</title>
</head>
<body>
<h2>Desenvolvimento Aberto</h2>
<h3>Javascript - Bookmarklets </h3>
<p>Entre com numeros e operadores para efetuar calculos </p>
<a href='javascript:
var val = "";
var res = "";
do {
val = prompt("Calculo: " + val + "\n" + res + "\n", val);
try { res = "Resultado: " + eval(val); }
catch(ex) { res = ex; }
}
while(val);
void 0;'>Calculadora</a>
<pre>
<script>
// sem script no documento html
</script>
</pre>
</body>
</html>


